"Ninguém de nós está começando do zero absolutamente nada nesta Universidade. Estamos dando continuidade ao trabalho gigante, hercúleo e valoroso daqueles que nos precederam, sem os quais a PUC Minas não seria o que ela é, e nós não poderíamos estar aqui hoje exercendo também com a nobreza que precisamos exercer este cargo que nos foi conferido", afirmou o Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, ao agradecer os membros da Administração Superior da Universidade que deixaram os seus cargos e saudar os que os assumiram na solenidade de posse ocorrida nessa quinta-feira, 1º de dezembro, no Teatro João Paulo II, no Campus Coração Eucarístico.
O Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva também destacou o simbolismo do terceiro dia, já que este é o terceiro dia de posses na Universidade, na perspectiva daquilo que as Bodas de Caná sinalizavam no Evangelho segundo João. "O início do seu Ministério em que a água é transformada em vinho, símbolo da vida, da vida nova, da festa, da alegria abundante, daquela realidade que Jesus vem inaugurar com o seu Ministério no quarto evangelho. A minha palavra também precisa ser de gratidão, além de sinalizar esta alegria", destacou.
Após a leitura do Termo de Posse e da assinatura da documentação pelo Reitor e pelo Secretário-geral, seguiram-se os discursos dos novos empossados.
O professor Prof. Dr. Guilherme Coelho Colen, agora Chefe de Gabinete da Reitoria da PUC Minas, iniciou os discursos dos empossados mencionando o chamamento feito pelo Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, em seu discurso de posse no dia 4 de outubro. "Segue-me! O impactante chamamento em verdade reafirma uma tradição na PUC Minas, que possui na figura do Reitor o referencial do caminho a ser seguido por todos". O professor Guilherme também garantiu que assumirá seu papel com senso de responsabilidade, subordinando-se, com lealdade, à liderança do Reitor. "Nossas relações pessoais e profissionais deverão ser construídas através do diálogo, do respeito e pautadas no senso de humanidade, tudo em atendimento aos valores e fins da PUC Minas", finalizou.
O agora Pró-reitor de Graduação, Professor Eugênio Batista Leite, iniciou seu discurso dizendo que já são 43 anos de dedicação à PUC Minas como servidor, tendo passado por diversos setores e que o desafio que lhe foi atribuído para estar à frente da Prograd é até então a maior empreitada de sua vida. À Pró-reitoria estão vinculados a PUC Carreiras, Biblioteca, Assessoria de Acompanhamento de Processos Acadêmicos, Assessoria Administrativa, Assessoria de Projetos Pedagógicos, Assessoria de Avaliação, Regulação e Supervisão e o Centro de Registros Acadêmicos. Como uma de suas diretrizes, o Professor Eugênio pontuou que irá assumir a missão de pensar formas de a sustentabilidade ser cada vez mais incorporada à graduação, cumprindo com a responsabilidade ambiental da PUC Minas, um dos itens do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.
A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, destacou a importância da Extensão, ao lado da Pesquisa e do Ensino. "A Extensão Universitária é lócus do protagonismo estudantil, onde aprendemos a cuidar dos nossos sonhos e a enraizá-los na realidade, reconhecendo a grandeza da justiça social e a pertinência da ecologia integral. A Proex jamais se furtará do verbo Esperançar", enfatizou. E mencionou também o desafio que tem pela frente na forma de convite à Comunidade Universitária à participação. "O convite que recebi é bastante claro: nossa Extensão deve ser ainda mais proativa, inovadora e sustentável. Para tanto, vamos precisar de uma comunidade acadêmica inteira, somos coletivos e dialógicos por natureza. Então, podem chegar! Em tempos de curricularização, todo mundo deve fazer Extensão".
A nova Secretária Geral e Consultora Jurídica, Profª Dra. Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins, destacou que o chamamento de uma mulher aos serviços acadêmicos e administrativos é, no simbolismo tratado pelo Papa Francisco "a conversão do poder da lógica do domínio para a lógica do cuidado". Ressaltou que sua experiência na Pró-Reitoria de Graduação lhe conferiu uma "visão sistêmica da Universidade, com a importância da ação conjunta.
O Prof. Dr. Jorge Sündermann, que deixa a Assessoria para Assuntos Estudantis para assumir a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários, mencionou o desafio da nova missão pelo volume e importância do trabalho, que abrange o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), o Apoio Comunitário, a Escola de Teatro, a coordenadoria de Atividades Artísticas e Culturais, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas. Pontuou que assume a Secac com a perspectiva da eficiência gerencial e parcimônia de gastos. "Não na perspectiva de tolher possibilidades, mas, justamente, para ampliar oportunidades, aprendizados e experiências de vida mais plena".
O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova, ressaltou que planejar significa criar um plano para se alcançar um determinado resultado e que, sob o ponto de vista da educação, será preciso pensar o que a Universidade quer para a graduação e pós-graduação daqui a dez anos, considerando prováveis cenários futuros com o avanço da Inteligência Artificial, por exemplo. "Mas entendam que o esforço aqui não é de previsão de futuro, mas de prontidão para os possíveis futuros", sinalizou.
O Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Virtual, Prof. Carlos Barreto Ribas, mencionou o momento atual no Brasil e no mundo, após o arrefecimento do período de maior gravidade da pandemia, em que a sociedade experimenta mudanças radicais de comportamento, um fenômeno que atinge também o Ensino Superior. "Atualmente, observamos um acirramento radical na concorrência entre as IES e rápidas mudanças nos modelos acadêmicos e pedagógicos, com o uso de plataformas e ofertas de cursos e disciplinas a distância em diversos formatos". Carlos Ribas destacou ainda que, contando hoje com mais de 43 mil alunos matriculados na graduação, pós-graduação e cursos livres, a PUC Minas Virtual assume um papel extremamente importante e estratégico para a sustentabilidade e perenidade da Universidade.
A Profª Dra. Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida, nova Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, destacou que formar profissionais com expertise não é o suficiente para uma mudança social. "É necessário que a Universidade exerça um protagonismo, também na formação humanística dos futuros profissionais, cientes de sua importância na sociedade na qual se inserem preceitos fundamentais da PUC Minas". A professora também mencionou o fato de que a representação feminina na gestão da Universidade vem sendo ampliada cada vez mais. "Muito me orgulha ser a primeira mulher a se tornar Diretora do ICBS". A professora Soraya destacou ainda a dimensão do Instituto com 24 cursos de graduação em 10 diferentes áreas, três Programas de Pós-graduação, cerca de 120 cursos de especialização em seis diferentes campi e unidades.
Já o Diretor do Instituto de Ciências Humanas, Prof. Dr. Alexandre Magno Alves Diniz, ressaltou que mais do que nunca as Humanidades são desafiadas a mostrar o seu valor. "Elas permitem conhecer a história, entender o homem e a sociedade, compreender as geopolíticas local e global, dando acesso ao mundo das artes, do ensino e da literatura". Lembrou que em 2023 o ICH comemora 80 anos, quando serão celebradas as valiosas realizações dos departamentos de Educação, Letras, História e Geografia. E finalizou: "Despeço-me aqui concitando a todos a dar: viva à Ciência! Viva às Ciências Humanas! Viva os humanos que fazem Ciência".
Também tomaram posse, na mesma solenidade e foram reconduzidos aos cargos, o Diretor do Centro de Memória e Pesquisa Histórica, Prof. Dr. Caio César Boschi; o Diretor do Instituto de Ciências Sociais, Prof. Dr. Danny Zahreddine; o Diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais, Prof. José Chequer Neto e o Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia, Prof. Pe. Evandro Campos Maria.
Valores do Cristianismo
Em seu discurso de encerramento, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva lembrou que há dois meses, neste mesmo Teatro, ele assumia a Reitoria da PUC Minas e que este período, apesar de curto, já tem se mostrado transformador. "Olhando essas semanas, que parecem que foram ontem, me dou conta da riqueza do que essa Universidade transmite e constrói em seus processos e relações", disse, ao completar que a Universidade é um lugar que dinamiza não somente a vida dos estudantes que aqui vêm em busca de sonhos e de um futuro profícuo, mas também de toda a comunidade universitária. "Eu me sinto seguramente uma pessoa privilegiada nesse momento por participar e testemunhar o que eu tenho vivenciado nessas semanas", afirmou.
Segundo ele, competência e excelência são valores intrínsecos à Universidade. "Mas a nossa Universidade precisa também transbordar aquilo que ela faz por ser católica, os valores do cristianismo, a cordialidade, o respeito, a sensibilidade nos tratos e sobretudo o compromisso constante para o crescimento daqueles e daquelas que de nós se aproximam", completou. Ele encerrou lembrando de Madre Teresa de Calcutá, que, apesar de não ter estudado formalmente, era o que ele definiu como "uma verdadeira mestra na vida". "Ela dizia que nós, cristãos, não podemos permitir que as pessoas que passarem pela nossa vida continuem a ser as mesmas depois de nos terem conhecido. Que em cada Pró-reitoria, em cada Departamento, que em cada espaço, as pessoas que por ali passarem saiam dali mais edificadas, por terem sido atendidas pelos senhores e pelas senhoras que, a partir de hoje, serão extensão física, psíquica, emocional, espiritual disso que nesse momento inflama de esperança o meu coração", concluiu.
A íntegra da solenidade de posse está disponível no canal do YouTube PUC Minas Lives.
Campi e Unidades
Nesta semana, também foram empossados os membros da Administração Superior nas unidades Barreiro e São Gabriel e nos campi de Betim e Contagem.
Na tarde do dia 29 de novembro, a ex-Diretora Acadêmica da PUC Minas Betim, Profa. Dra. Cláudia Venturini, assumiu a Pró-reitoria Adjunta do Campus, substituindo o Prof. Eugênio Batista Leite que assumiu a Pró-reitoria de Graduação da Universidade. A Profa. Gisele do Carmo Leite Machado Diniz é a nova Diretora Acadêmica de Betim. Também no dia 29, o ex-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, e o ex-Chefe do Departamento de Enfermagem, Prof. Dr. Júlio César Batista Santana, assumiram, respectivamente, os cargos de Pró-reitor Adjunto e Diretor Acadêmico do Campus Contagem.
Na quarta-feira, dia 30, o Prof. Tarcísio José de Almeida assumiu a Pró-reitoria Adjunta da Unidade São Gabriel. O Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Cláudio Listher Marques Bahia, permanece no cargo. Encerrando as solenidades de posse dos campi e unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Prof. Dr. Luís Renato Junqueira assumiu a Pró-reitoria Adjunta da Unidade Barreiro e o Prof. Paulo Roberto de Sousa, ex-Chefe de Gabinete da Reitoria, a Diretoria Acadêmica.