Agenda PUC Minas em Poços de Caldas
Número 201 | 5 a 11 de Dezembro de 2022

Novidades na Universidade

Reitor empossa novos membros da Administração Superior

 

"Ninguém de nós está começando do zero absolutamente nada nesta Universidade. Estamos dando continuidade ao trabalho gigante, hercúleo e valoroso daqueles que nos precederam, sem os quais a PUC Minas não seria o que ela é, e nós não poderíamos estar aqui hoje exercendo também com a nobreza que precisamos exercer este cargo que nos foi conferido", afirmou o Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, ao agradecer os membros da Administração Superior da Universidade que deixaram os seus cargos e saudar os que os assumiram na solenidade de posse ocorrida nessa quinta-feira, 1º de dezembro, no Teatro João Paulo II, no Campus Coração Eucarístico.

 

O Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva também destacou o simbolismo do terceiro dia, já que este é o terceiro dia de posses na Universidade, na perspectiva daquilo que as Bodas de Caná sinalizavam no Evangelho segundo João. "O início do seu Ministério em que a água é transformada em vinho, símbolo da vida, da vida nova, da festa, da alegria abundante, daquela realidade que Jesus vem inaugurar com o seu Ministério no quarto evangelho. A minha palavra também precisa ser de gratidão, além de sinalizar esta alegria", destacou.

 

Após a leitura do Termo de Posse e da assinatura da documentação pelo Reitor e pelo Secretário-geral, seguiram-se os discursos dos novos empossados.

 

O professor Prof. Dr. Guilherme Coelho Colen, agora Chefe de Gabinete da Reitoria da PUC Minas, iniciou os discursos dos empossados mencionando o chamamento feito pelo Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, em seu discurso de posse no dia 4 de outubro. "Segue-me! O impactante chamamento em verdade reafirma uma tradição na PUC Minas, que possui na figura do Reitor o referencial do caminho a ser seguido por todos". O professor Guilherme também garantiu que assumirá seu papel com senso de responsabilidade, subordinando-se, com lealdade, à liderança do Reitor. "Nossas relações pessoais e profissionais deverão ser construídas através do diálogo, do respeito e pautadas no senso de humanidade, tudo em atendimento aos valores e fins da PUC Minas", finalizou.

 

O agora Pró-reitor de Graduação, Professor Eugênio Batista Leite, iniciou seu discurso dizendo que já são 43 anos de dedicação à PUC Minas como servidor, tendo passado por diversos setores e que o desafio que lhe foi atribuído para estar à frente da Prograd  é até então a maior empreitada de sua vida.  À Pró-reitoria estão vinculados a PUC Carreiras, Biblioteca, Assessoria de Acompanhamento de Processos Acadêmicos, Assessoria Administrativa, Assessoria de Projetos Pedagógicos, Assessoria de Avaliação, Regulação e Supervisão e o Centro de Registros Acadêmicos. Como uma de suas diretrizes, o Professor Eugênio pontuou que irá assumir a missão de pensar formas de a sustentabilidade ser cada vez mais incorporada à graduação, cumprindo com a responsabilidade ambiental da PUC Minas, um dos itens do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

 

A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, destacou a importância da Extensão, ao lado da Pesquisa e do Ensino. "A Extensão Universitária é lócus do protagonismo estudantil, onde aprendemos a cuidar dos nossos sonhos e a enraizá-los na realidade, reconhecendo a grandeza da justiça social e a pertinência da ecologia integral. A Proex jamais se furtará do verbo Esperançar", enfatizou. E mencionou também o desafio que tem pela frente na forma de convite à Comunidade Universitária à participação. "O convite que recebi é bastante claro: nossa Extensão deve ser ainda mais proativa, inovadora e sustentável. Para tanto, vamos precisar de uma comunidade acadêmica inteira, somos coletivos e dialógicos por natureza. Então, podem chegar! Em tempos de curricularização, todo mundo deve fazer Extensão".

 

A nova Secretária Geral e Consultora Jurídica, Profª Dra. Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins, destacou que o chamamento de uma mulher aos serviços acadêmicos e administrativos é, no simbolismo tratado pelo Papa Francisco "a conversão do poder da lógica do domínio para a lógica do cuidado". Ressaltou que sua experiência na Pró-Reitoria de Graduação lhe conferiu uma "visão sistêmica da Universidade, com a importância da ação conjunta.

 

O Prof. Dr. Jorge Sündermann, que deixa a Assessoria para Assuntos Estudantis para assumir a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários, mencionou o desafio da nova missão pelo volume e importância do trabalho, que abrange o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), o Apoio Comunitário, a Escola de Teatro, a coordenadoria de Atividades Artísticas e Culturais, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas. Pontuou que assume a Secac com a perspectiva da eficiência gerencial e parcimônia de gastos. "Não na perspectiva de tolher possibilidades, mas, justamente, para ampliar oportunidades, aprendizados e experiências de vida mais plena".

 

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Marcos André Silveira Kutova, ressaltou que planejar significa criar um plano para se alcançar um determinado resultado e que, sob o ponto de vista da educação, será preciso pensar o que a Universidade quer para a graduação e pós-graduação daqui a dez anos, considerando prováveis cenários futuros com o avanço da Inteligência Artificial, por exemplo. "Mas entendam que o esforço aqui não é de previsão de futuro, mas de prontidão para os possíveis futuros", sinalizou.

 

O Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Virtual, Prof. Carlos Barreto Ribas, mencionou o momento atual no Brasil e no mundo, após o arrefecimento do período de maior gravidade da pandemia, em que a sociedade experimenta mudanças radicais de comportamento, um fenômeno que atinge também o Ensino Superior. "Atualmente, observamos um acirramento radical na concorrência entre as IES e rápidas mudanças nos modelos acadêmicos e pedagógicos, com o uso de plataformas e ofertas de cursos e disciplinas a distância em diversos formatos". Carlos Ribas destacou ainda que, contando hoje com mais de 43 mil alunos matriculados na graduação, pós-graduação e cursos livres, a PUC Minas Virtual assume um papel extremamente importante e estratégico para a sustentabilidade e perenidade da Universidade.

 

A Profª Dra. Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida, nova Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, destacou que formar profissionais com expertise não é o suficiente para uma mudança social. "É necessário que a Universidade exerça um protagonismo, também na formação humanística dos futuros profissionais, cientes de sua importância na sociedade na qual se inserem preceitos fundamentais da PUC Minas". A professora também mencionou o fato de que a representação feminina na gestão da Universidade vem sendo ampliada cada vez mais. "Muito me orgulha ser a primeira mulher a se tornar Diretora do ICBS".  A professora Soraya destacou ainda a dimensão do Instituto com 24 cursos de graduação em 10 diferentes áreas, três Programas de Pós-graduação, cerca de 120 cursos de especialização em seis diferentes campi e unidades.

 

Já o Diretor do Instituto de Ciências Humanas, Prof. Dr. Alexandre Magno Alves Diniz, ressaltou que mais do que nunca as Humanidades são desafiadas a mostrar o seu valor. "Elas permitem conhecer a história, entender o homem e a sociedade, compreender as geopolíticas local e global, dando acesso ao mundo das artes, do ensino e da literatura". Lembrou que em 2023 o ICH comemora 80 anos, quando serão celebradas as valiosas realizações dos departamentos de Educação, Letras, História e Geografia. E finalizou: "Despeço-me aqui concitando a todos a dar: viva à Ciência! Viva às Ciências Humanas! Viva os humanos que fazem Ciência".

 

Também tomaram posse, na mesma solenidade e foram reconduzidos aos cargos, o Diretor do Centro de Memória e Pesquisa Histórica, Prof. Dr. Caio César Boschi; o Diretor do Instituto de Ciências Sociais, Prof. Dr. Danny Zahreddine; o Diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais, Prof. José Chequer Neto e o Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia, Prof. Pe. Evandro Campos Maria.

 

Valores do Cristianismo

 

Em seu discurso de encerramento, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva lembrou que há dois meses, neste mesmo Teatro, ele assumia a Reitoria da PUC Minas e que este período, apesar de curto, já tem se mostrado transformador. "Olhando essas semanas, que parecem que foram ontem, me dou conta da riqueza do que essa Universidade transmite e constrói em seus processos e relações", disse, ao completar que a Universidade é um lugar que dinamiza não somente a vida dos estudantes que aqui vêm em busca de sonhos e de um futuro profícuo, mas também de toda a comunidade universitária. "Eu me sinto seguramente uma pessoa privilegiada nesse momento por participar e testemunhar o que eu tenho vivenciado nessas semanas", afirmou.

 

Segundo ele, competência e excelência são valores intrínsecos à Universidade. "Mas a nossa Universidade precisa também transbordar aquilo que ela faz por ser católica, os valores do cristianismo, a cordialidade, o respeito, a sensibilidade nos tratos e sobretudo o compromisso constante para o crescimento daqueles e daquelas que de nós se aproximam", completou. Ele encerrou lembrando de Madre Teresa de Calcutá, que, apesar de não ter estudado formalmente, era o que ele definiu como "uma verdadeira mestra na vida". "Ela dizia que nós, cristãos, não podemos permitir que as pessoas que passarem pela nossa vida  continuem a ser as mesmas depois de nos terem conhecido. Que em cada Pró-reitoria, em cada Departamento, que em cada espaço, as pessoas que por ali passarem saiam dali mais edificadas, por terem sido atendidas pelos senhores e pelas senhoras que, a partir de hoje, serão extensão física, psíquica, emocional, espiritual disso que nesse momento inflama de esperança o meu coração", concluiu.

 

A íntegra da solenidade de posse está disponível no canal do YouTube PUC Minas Lives.

 

Campi e Unidades

 

Nesta semana, também foram empossados os membros da Administração Superior nas unidades Barreiro e São Gabriel e nos campi de Betim e Contagem.

 

Na tarde do dia 29 de novembro, a ex-Diretora Acadêmica da PUC Minas Betim, Profa. Dra. Cláudia Venturini, assumiu a Pró-reitoria Adjunta do Campus, substituindo o Prof. Eugênio Batista Leite que assumiu a Pró-reitoria de Graduação da Universidade. A Profa. Gisele do Carmo Leite Machado Diniz é a nova Diretora Acadêmica de Betim. Também no dia 29, o ex-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, e o ex-Chefe do Departamento de Enfermagem, Prof. Dr. Júlio César Batista Santana, assumiram, respectivamente, os cargos de Pró-reitor Adjunto e Diretor Acadêmico do Campus Contagem.

 

Na quarta-feira, dia 30, o Prof. Tarcísio José de Almeida assumiu a Pró-reitoria Adjunta da Unidade São Gabriel. O Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Cláudio Listher Marques Bahia, permanece no cargo. Encerrando as solenidades de posse dos campi e unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Prof. Dr. Luís Renato Junqueira assumiu a Pró-reitoria Adjunta da Unidade Barreiro e o Prof. Paulo Roberto de Sousa, ex-Chefe de Gabinete da Reitoria, a Diretoria Acadêmica.

Conheça as ofertas de pós-graduação do Campus em 2023