Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 303 | 24 a 30 de outubro de 2022

Icei Talks: Mundo físico digitalizado programável e o papel das redes 6G

Imagine criarmos réplicas digitais de tudo com o que interagimos no mundo real. Todas as coisas físicas e lugares do mundo real - prédios, estradas, fábricas, campos agrícolas e animais de estimação - definidos por software e alimentados por IA. Estes objetos físicos e lugares podem então ser programados, posteriormente automatizados ou mesmo aprenderem sozinhos a partir das futuras redes sem fio.

Essas futuras redes serão um componente fundamental para o funcionamento de praticamente tudo, da sociedade e das indústrias, satisfazendo as necessidades de comunicação dos seres humanos, bem como de máquinas inteligentes. Para tirar o melhor proveito desta situação, tanto a indústria quanto a comunidade de pesquisa trabalham juntas em direção a uma visão comum.

As futuras redes 6G abrirão novas possibilidades tecnológicas para experiências digitais imersivas e sensoriais. Neste talk, abordaremos como as redes 6G poderão transformar o mundo em 2030, com foco no que elas devem ser capazes de fornecer e quais tecnologias promissoras devem ser desenvolvidas para chegarmos lá. 

O palestrante será o Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, e o mediador será a Prof. Álisson Rabelo Arantes, coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação e professor do curso de Sistemas de Informação de Betim - PUC Minas.

Breve currículo Robson Domingos Vieira:

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Entre 2002 e 2005, trabalhou como pesquisador assistente no CETUC e realizou diferentes projetos de pesquisas para a Nortel e a Claro. Em 2005, ingressou no Instituto Nokia de Tecnologia como pesquisador especialista, onde permaneceu até 2018, tendo trabalhado em diferentes projetos de pesquisa aplicada com a Nokia e a Microsoft na construção de diferentes tecnologias wireless, em atividades regulatórias e em padronização das tecnologias. Atuou também como pesquisador associado da Universidade de Brasília de 2006 a 2010. Em 2010 assumiu o cargo de Gerente Técnico de R&D e em 2014 atuou como Head de Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com a responsabilidade de definir a direção tecnológica da empresa. Em 2016, fundou a Ektrum, uma startup que desenvolve pesquisa aplicada, produtos e consultoria em diversos tópicos relacionados a sistemas de comunicações sem fio. Autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais na área, mais de 9 patentes depositadas ou concedidas, e várias contribuições em fóruns internacionais de regulação e padronização (ITU, CEPT/ECC, IEEE, 3GPP), seu principal interesse de pesquisa é a evolução dos sistemas de redes sem fio, incluindo tópicos em gerenciamento de recursos de rádio, processamento de sinais, aprendizado de máquina e gerenciamento do espectro. Atualmente está como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e tem como missão desenvolver o ecossistema científico e de inovação goiano.

A atividade acontece na próxima quarta-feira, dia 26, às 19h pelo Canal do Icei