Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 300 | 3 a 9 de outubro de 2022

#FAPSIaoVIVO

A próxima edição do #FAPSIaoVIVO aborda o tema “Relações Raciais na Migração: porque não se racializa a discussão? Os palestrantes convidados são Jhon-Kelly Monace, José Miguel Ocanto, Cristina Campolina Vilas Boas e Henrique Galhano Baileiro. A transmissão será realizada pelo canal da Faculdade de Psicologia no YouTube, na sexta-feira, dia 7 de outubro, às 17h.

Sobre os convidados

Jhon-Kelly Monace: afrodescendente, migrante e nacional do Haiti. É doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (2021), Mestre em Ciências Sociais e Humanas (História) e Bacharel em Sociologia pela Université d’État d’ Haiti (2011). É pesquisador de nível pós-doutoral na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESPE) de Araraquara, onde realiza estudos de áreas de Sociologia Econômica, Migrações e Emoções. O pesquisador já participou em eventos internacionais na Argentina, Colômbia, Brasil e Estados Unidos. É pesquisador-colaborador do Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center (ALARI) da Universidade Harvard. É analista de proteção ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte (SJMR-MG).

José Miguel Ocanto: nascido em Carora (Venezuela), é graduado em Psicologia pela PUC Minas, extensionista e pesquisador no Projeto LER. Está refugiado no Brasil há três anos e atualmente participa da construção do “COPRIM-MG” como articulação coletiva de migrantes no Estado. Atualmente integra a Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), e atua como estagiário da área de Integração Social do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte (SJMR-BH).

Cristina Campolina Vilas Boas: professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela Iniversité Paris 8. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Membro da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG.

Henrique Galhano Baileiro: psicólogo especialista em Direitos Humanos e Cidadania no Contexto das Políticas Públicas (PUC Minas) e mestre em Psicologia (PUC Minas). Analista social para redes e incidência sociopolítica no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte e coordenador da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG.

O FAPSI é uma atividade criada pelo Canal Oficial da Faculdade de Psicologia da PUC Minas no YouTube, com o intuito de compartilhar conteúdo acadêmico, científico e cultural produzido por docentes e discentes da FAPSI PUC Minas.