Agenda PROEX
Número 137 | 26 de setembro a 2 de outubro

Seminário de Extensão 2022

Reflexão sobre o novo humanismo


A integração do diferente e do diverso, o direito ao saber científico e o paradigma da criticidade foram alguns dos elementos citados pelo reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, como necessários para o novo humanismo. A palestra, que aconteceu na última quinta-feira, 22, de forma remota, teve como tema Outro Mundo é Possível? e fez parte do Seminário de Extensão 2022. O tema do seminário foi: Novo Humanismo: (re)pensar e (re)agir.


Durante a conferência, Dom Mol observou que o mundo está em um estado de exaustão e sofre com a “pressão da maldade e da esfoliação da condição humana”. Contudo, segundo o reitor, o novo humanismo é possível e deve ser marcado por novas características, que incorporem o ser humano e sua condição no planeta.

“Cresceu a consciência da dignidade humana, mas o ser humano foi afastado para a periferia das preocupações e só é requisitado quando prevalece a razão mercadológica. O mercado define se o ser humano é rentável ou não”, afirmou.

Outro ponto abordado foi a violência da calma, que retarda o envolvimento da sociedade com a transformação e ameaça aidentidade humana como espécie pensante e amante. De acordo com o reitor, pensar e amar estão diretamente relacionados, pois “pensar exige uma atitude amorosa e amar exige pensar e refletir”.

O Papa Francisco e seu papel no novo humanismo também foram elucidados durante a palestra. Para o reitor, a importância do Pontífice vai muito além do cristianismo e abrange todas as religiões, a humanidade, cultura e a coletividade socioambiental.

A conferência foi mediada pelo professor Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão da PUC Minas, que ressaltou sobre a indissociabilidade do ensino, extensão e pesquisa na Universidade e a responsabilidade social das instituições. Em 2022, a PUC Minas completa 50 anos de extensão instituída e reconhecida, oferecendo atividades culturais, conferências, cursos e prestação de serviços às comunidades.

Antes da conferência magna, foi realizada a abertura institucional, que contou com as presenças, além de Dom Mol e do prof. Wanderley, da pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins; do pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot; e do professor José Luiz Quadros, que representou o professor padre Áureo Nogueira de Freitas, coordenador do Anima PUC Minas: Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão.