Na última quinta-feira, 22 de setembro, o Reitor nomeado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Professor Padre Luís Henrique Eloy e Silva, reuniu-se pela primeira vez com os membros da Administração Superior da Universidade: pró-reitores, pró-reitores adjuntos, secretários e assessores diretos da Reitoria. O atual Reitor, Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, coordenou a reunião, dando formalmente início aos trabalhos de transição.
O comunicado da nomeação do novo Reitor pelo Grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi feito na quarta-feira, dia 21.
Nessa primeira reunião de trabalho, o Reitor nomeado Padre Luís Henrique informou-se, por meio da apresentação do Professor Dom Joaquim Mol, sobre aspectos relativos à estrutura da Universidade. Também teve a oportunidade de conhecer pessoalmente todos os membros da Administração Superior presentes ao encontro, que discorreram sobre os setores que coordenam.
Padre Luís Henrique Eloy e Silva falou aos presentes, expressando sua gratidão ao Grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, por tê-lo escolhido para a função de reitor da PUC Minas, Universidade tão reconhecida pela excelência educacional e compromisso com a formação cristã. Falou de sua admiração por Dom Joaquim Mol e de seu reconhecimento pelo competente trabalho desenvolvido em seus anos de reitorado e pediu o apoio de todos, a fim de que a PUC Minas mantenha sua trajetória de importantes serviços à Igreja e a toda a sociedade.
Sólida trajetória acadêmica e de serviços à Igreja
Padre Luís Henrique Eloy e Silva, natural de Nepomuceno, Minas Gerais, é mestre e doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e pós-doutor em Hermenêutica Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, na Alemanha. Além de professor de Exegese do Novo Testamento e de Patrologia na PUC Minas, é professor de Exegese do Novo Testamento na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, tendo lecionado como professor convidado na Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e no Seminário Pontificio Mayor de los Santos Ángeles Custodios, em Santiago do Chile.
Na CNBB, é perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e coordenou o trabalho de tradução da Bíblia da CNBB, lançado em 2018. Em 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI perito na XII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja e, desde outubro de 2014, é o representante brasileiro na Pontifícia Comissão Bíblica, órgão da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, por nomeação do Papa Francisco.