Agenda PUC Minas Lourdes
Número 216 | de 12 a 18 de setembro de 2022

Engenharia de Software

Alunos desenvolvem artigo que foi selecionado para Seminário De Extensão 2022 da PROEX

Os alunos Ian Guelman, do curso de Engenharia de Software e Ana Silvia Pereira de Moura Bellico, do curso de Direito, ambos da PUC Minas desenvolveram, sob orientação da professora coordenadora Soraia Lúcia da Silva, o artigo “Projeto interdisciplinar entre Direito e Engenharia de Software da PUC: um caso de sucesso na democratização e acessibilidade às PECs”. A produção foi selecionada para ser apresentada a comunidade acadêmica no dia 23 de setembro durante o Seminário De Extensão 2022 da PROEX. O trabalho é decorrente da produção técnica de software “Pectômetro” desenvolvida durante a disciplina Trabalho Interdisciplinar de Software IV, a qual expandiu suas fronteiras abarcando, também, o Direito Constitucional.

A pesquisa por Propostas de Emenda à Constituição (PEC) é uma tarefa complexa dada a falta de um canal que ofereça um desenvolto e exclusivo acesso a estas, visto que os canais existentes possuem inúmeras informações de diversas leis. Portanto, viu-se necessário criar uma única e específica fonte de pesquisa mais ágil, capaz de trazer, de forma acessível, conteúdos sobre PECs de forma clara, intuitiva, transparente, íntegra, completa e segura. Sanando tal problemática foi desenvolvido uma aplicação web que atua como um buscador de propostas de emenda à constituição, denominado Pectômetro, de forma a ampliar o caráter inclusivo, democrático e transparente do acesso à projetos governamentais por meio do aplicativo.

A elaboração do website, este idealizado em 2019 pela aluna do curso de Direito da PUC Minas Praça, Simone Diogo de Souza, foi guiado pela mescla e adaptação das metodologias ágeis Scrum e Kanban e foi possível pela integração de APIs governamental em conjunto com desenvolvimento Web, o software foi implantado e encontra-se disponível para acesso ao público, através do endereço eletrônico https:pectometro.herokuapp.com.