Agenda PROEX
Número 133 | 29 de agosto a 4 de setembro de 2022

Novas coordenações de extensão


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) está com novas coordenações de Extensão nas unidades PUC Minas Virtual e São Gabriel e no Campus Serro. Na Virtual, assume o professor Rodrigo Cassimiro de Freitas e no São Gabriel a professora Sandra Maria Silveira. Já no Campus Serro quem irá coordenar a Extensão é a professora Anna Cecília Santos Chaves.

“É um desafio bastante significativo e relevante, considerando que temos 23 cursos implantados, com a perspectiva de chegarmos a 27. Estamos com o processo de implantação da curricularização da extensão, que é uma exigência do MEC, e é um dos nossos maiores objetivos, que é oferecer a extensão para todos os cursos da PUC Minas Virtual”, afirma o professor Rodrigo Cassimiro. Ele explica que esse processo de curricularização foi iniciado no último semestre e que pretende concluir em 2023 a implantação de uma carga horária de até 10% de extensão nos cursos de graduação virtuais. Além disso, o professor também cita outros desafios: a proposição de projetos e cursos de extensão.

A professora Sandra Silveira afirma que assume a coordenação de extensão da unidade com "muito entusiasmo e vontade de levar oportunidades tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade, além de transformações, propostas, projetos e reflexões que possam levar todos a se tornarem seres humanos melhores e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade, tornando este espaço comum mais justo e humano." A professora Sandra é ex-aluna da Universidade (formada em Ciência da Computação, em 1997) e docente desde 2017. Em 2018, ela assumiu a coordenação do projeto Beira Linha, que acontece desde 2002, oferecendo oficinas de informática e outras capacitações. "Meu gosto pela extensão se dá na potencialidade de realmente apoiar a transformação dos alunos e das realidades nas quais eles podem se inserir e levar o seu conhecimento", afirma.    

A professora Anna Cecília conta que se sentiu honrada com a designação para o cargo e que assumiu de pronto o desafio, visto que a sua formação acadêmica encontra-se "profundamente entrelaçada" com a extensão universitária. "Na PUC Serro, já vinha atuando na coordenação do projeto de extensão Quilombo Vivo, tendo também participado do projeto Ler Liberta, com atuação junto à população prisional do presídio de Serro. Ao longo de minha trajetória acadêmica, foram diversos os projetos dessa natureza de que participei, desde a época de graduação à minha pesquisa de pós-doutorado, que atualmente desenvolvo na USP. Justamente por isso, sinto-me extremamente motivada a trabalhar não apenas pela manutenção dos projetos em curso, mas, sobretudo, em prol da ampliação da atuação da Extensão de nosso campus", diz. A docente enaltece o papel transformador da extensão na formação dos alunos, que proporciona "múltiplos aprendizados" e os aproxima da realidade local. "Temos a peculiaridade de contar com uma expressiva parte de alunos advindos de outros municípios da região, que se deslocam diariamente para o campus, enfrentando, muitas vezes, longos trajetos, que lhes impõem maiores restrições de horários. Se, de um lado, essas circunstâncias podem se apresentar como um desafio adicional à ampliação da extensão, por outro, a riqueza de vivências tão diversas, próprias dessa composição tão plural do alunado, tem a aptidão de tornar a extensão ainda mais hábil a promover impactos significativos na região", explica.