Para colaborar com a formação acadêmica e oferecer oportunidades de vivência prática no mercado profissional, o curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Praça da Liberdade promoveu, no último sábado, dia 27 de agosto, em parceria com a escola de criatividade Redhook, a participação de cerca de 30 alunos no projeto Bluehook, um movimento para ajudar o mercado, impactado pela crise provocada pela pandemia, a "sair do vermelho".
A iniciativa mobiliza profissionais de comunicação, design, digital, marketing, mídia, performance e várias área correlatas para que, organizados em times multidisciplinares, desenvolvam ações de comunicação de baixo custo e curto prazo para as empresas inscritas no projeto. Colaborativo, esse esforço também conecta os estudantes, que ainda estão no início de suas trajetórias, com profissionais mais experientes e a oportunidade de experimentar na práticas as diversas habilidades da indústria da comunicação.
Esta é a segunda vez que os alunos de Publicidade e Propaganda da Undiade Praça da Liberdade participam da iniciativa, realizada em rápidas etapas e que, ao final de um intenso dia de trabalho, a partir de um briefing preenchido pelas microempresas, os alunos e mentores, que são profissionais do mercado, criam estratégias e executam algumas peças criativas. Os grupos chegam a soluções bem práticas, como reformulação de logomarcas, posicionamento de marca, identidades visuais, construção de presença digital, ações digitais de relacionamento com o público, estratégias de negócios com foco em resultados imediatos, entre outros.
De acordo com o professor Rodrigo Fortini, coordenador do curso, "esta é uma oportunidade de os alunos vivenciarem realidades distintas, demandas urgentes de clientes reais, além de oferecer, em seu exercício profissional, a colaboração com pequenas organizações que têm menos acesso a soluções de Publicidade de maneira profissional, com qualidade e de forma gratuita".