Na data de 32 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, lei 8069/1990), será lançada nesta quarta-feira, 13 de julho, a pesquisa O Impacto da Covid-19 na Infância e Adolescência: um estudo com famílias em comunidades de Belo Horizonte, de autoria da professora Fernanda Flaviana de Souza Martins, do Departamento de Serviço Social da PUC Minas e diretora geral do Providens Ação Arquidiocesana, da Arquidiocese de Belo Horizonte. O lançamento será às 9h, no Projeto Providência – Unidade Fazendinha (avenida Mem de Sá, 2020, bairro Novo São Lucas, em Belo Horizonte).
Apoiada pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) da PUC Minas, a pesquisa aponta o crescimento da violência no contexto pandêmico e também os desafios enfrentados na educação dos filhos. De acordo com o estudo, realizado com as famílias atendidas pela Proteção Social do Projeto Providência, não é possível falar em violência e sim em “violências”: “um ponto em comum das crianças, adolescentes e suas famílias foi o fato de todas elas sofrerem uma diversidade de ‘violências’”, como as agressões no ambiente doméstico e a fome.
O Projeto Providência atende crianças e adolescentes com faixa etária entre 2 e 17 anos e suas famílias, nas comunidades Vila Maria, Taquaril e Fazendinha (Aglomerado da Serra).