Uma cidade é sempre uma concentração de oportunidades, não uma aglomeração de casas. Sua vida é a quantidade de oportunidades de trabalho, educação, transporte, lazer. A vida é a cidade — ou melhor — o direito à cidade. O trecho, de autoria do arquiteto chileno Alejandro Aravena, reflete o papel fundamental que a moradia tem na vida das pessoas. A localização da moradia tem impacto direto na qualidade de vida e nas oportunidades de desenvolvimento como educação e emprego. É sobre o direito à moradia e à cidade que trata o episódio 23 do PUC Play PUC Minas que vai ao ar na próxima quinta-feira, 23 de junho.
Durante o episódio, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do projeto de extensão Prosa, Viviane Zerlotini, fala sobre o projeto que presta assessoria técnica aos autoprodutores, que são as pessoas que se organizam para planejar e construir seu próprio espaço, resistindo, pela ação, à sua exclusão territorial. O projeto é uma ação da Universidade em direção à consolidação do objetivo do desenvolvimento sustentável 11, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O PUC Play é o podcast quinzenal da PUC Minas, produzido pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação. O roteiro, produção e locução são de Michelle Stammet. O PUC Play vai ao ar às quintas-feiras e é produzido em parceria com o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes, responsável pela gravação, sonorização e edição. Você pode seguir o podcast na Amazon ou no Spotify, assinar no Apple Podcast, se inscrever no Google Podcast ou no Cast Box ou favoritar na Deezer para não perder nenhum episódio.