Agenda PROEX
Número 125 | 30 de maio a 5 de junho de 2022

Professora do Ceará conhece projeto


A professora Maria Vilma Moreira, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), sediada na cidade de Redenção, no Ceará, conheceu na última semana as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Universidade Sustentável. Ela também esteve no Museu de Ciências Naturais e visitou comunidades quilombolas em Brumadinho e cooperativas de catadores em Betim e Sarzedo das quais a Universidade é parceira. 

A docente ministrou a palestra Gestão Social: percursos e práticas na área de administração na última quinta, 26, promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (Nupegs), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Administração.

O Nupegs e Unilab estão fechando acordo de cooperação técnica voltadas à sustentabilidade e à inclusão social. O acordo viabilizará a realização de pesquisas em conjunto, troca de metodologias de Pesquisa e Extensão em comunidades e territórios urbanos periféricos, produção de artigos científicos e material de apoio a movimentos sociais e ambientais em conjunto, co-orientação de alunos e participação em aulas nas duas instituições, além da articulação de parcerias internacionais.

"Nossa universidade busca ser inclusiva e creio que a PUC Minas pode contribuir bastante com os nossos projetos. Tratando de uma universidade consolidada e de grande porte como a PUC, buscamos expandir nossos projetos além da região Nordeste, pois existem problemas que perpassam essa região", explicou a professora Maria Vilma Moreira, representante da Unilab. "Eu me sinto honrada em ser tão bem acolhida aqui em Minas e poder ver de perto os projetos do Nupegs. Espero que essa parceria venha de fato dar muitos frutos em prol da construção de um conhecimento que envolve a pesquisa engajada e as comunidades, enfim, todo esse processo de pesquisa voltada para a universidade inclusiva", concluiu.