Agenda PUC Minas na Praça da Liberdade
Número 202 | de 23 a 29 de maio

Exposição Bem Querer Henriqueta Lisboa

Será aberta, a partir das 17h desta terça-feira, 24 de maio, a exposição Bem Querer Henriqueta Lisboa, instalada no prédio 7, Campus Coração Eucarístico da PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 500). A exposição sobre a escritora expoente do modernismo mineiro, interlocutora de Mário de Andrade, é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Educação/Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC Minas, com o Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH), o acervo de escritores mineiros da UFMG e o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

A exposição, que integra as comemorações dos cem anos da Semana de Arte Moderna, contará com objetos dos acervos da PUC Minas e UFMG e consistirá em obras e documentos da escritora, fotografia e pintura (retrato em óleo sobre tela), entre outros itens como a réplica da mesa de trabalho dela.

O título da exposição é uma alusão ao poema que ela escreve para a cidade de BH, intitulado Belo Horizonte bem querer.

Nesta parceria, foi estabelecido que as exposições da PUC Minas e da UFMG são complementares e estão interligadas, sendo que a da UFMG será mais tecnológica, com áudios e vídeos sobre Henriqueta Lisboa, como explica a professora Magali dos Reis, do ICH.

Veja a cronologia de Henriqueta Lisboa.