Agenda PROEX
Número 124 | 23 a 29 de maio de 2022

Comunidade recebe trabalhos de alunos


Os trabalhos dos alunos da disciplina Teoria da Produção Habitacional, do Curso Arquitetura e Urbanismo do Campus Coração Eucarístico, foram entregues à comunidade Helena Greco, uma das quatro ocupações de Izidora na manhã do último sábado, 21. A comunidade está localizada no bairro Jaqueline, região Norte de Belo Horizonte.

As atividades extensionistas na disciplina tiveram o apoio do projeto de extensão Prosa, coordenado pela professora Viviane Zerlotini da Silva. Os alunos, após a realização de entrevistas em narrativas com moradores, desenvolveram uma carta ilustrada à família. A videoconferência sobre políticas habitacionais em Belo Horizonte, ministrada pela arquiteta e urbanista Monica Bedê, no dia 7 de março, também colaborou com os trabalhos dos alunos.

A carta contém a linha do tempo da produção habitacional da família, bem como da política habitacional de Belo Horizonte. Os alunos escreveram uma carta aos moradores, associando os principais fatos ocorridos em Belo Horizonte com a trajetória de vida dos moradores em busca de um lugar para se viver.

Ilustrada e comentada, a linha do tempo tem o objetivo de explicar como o fato histórico foi espacializado na paisagem (expulsão, êxodo rural, supressão da flora e da fauna, propostas arquitetônicas e urbanísticas estatais, privadas, da população, manifestações, etc). Os comentários, críticos aos fatos históricos, apontaram como eles contribuíram com o retrocesso ou o avanço em garantir direitos à habitação e à cidade justa e sustentável.

“A importância da atividade extensionista para os futuros arquitetos e urbanistas é a possibilidade de desenvolver a compreensão das relações entre política fundiária, política urbana e política habitacional na produção do espaço no Brasil”, explica a professora professora Viviane Zerlotini.