Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 283 | 16 a 22 de maio de 2022

Formaturas 1º 2022 - Missas

 

Para conferir o calendário dos Atos de Ação de Graças a Deus - Missas de Formatura da PUC Minas São Gabriel para as turmas que coração grau neste semestre, clique aqui.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Pastoral Universitária da Unidade São Gabriel pelo e-mail pastoral.sg@pucminas.br ou pelos telefones (31) 3439-5220 (Atendimento), (31)3439-5219 (Coordenação) e (31)99573-1259 (WhatsApp).

Conforme a portaria 008/2021, a celebração da Eucaristia é parte integrante das solenidades de Colação de Grau na PUC Minas e será realizada “sob a orientação da Pastoral Universitária PUC Minas, da qual deverão inteirar-se, em tempo hábil, as Comissões de Formatura ou Representantes”. O Calendário de Celebrações Religiosas é estabelecido pela Pastoral Universitária e Setor de Formaturas (SECOM), conforme disponibilidade de data, horário no respectivo CES (Centro de Espiritualidade), bem como dos celebrantes que as presidirão, podendo inclusive haver junções de turmas, baseado na média de concluintes de semestres anteriores.

A celebração da Eucaristia é oferecida de forma gratuita pela PUC Minas a todos os concluintes de curso do semestre, independentemente de sua adesão ao fundo de formatura ou à Sessão Solene de Colação de Grau, sendo que não há obrigatoriedade de vínculo com a Comissão de Formatura do referido semestre.

As celebrações serão realizadas preferencialmente nos centros de espiritualidade de cada campus/unidade ou nos teatros/auditórios, conforme estrutura local. Se necessário, considerando a quantidade de concluintes interessados da turma, a celebração poderá ser realizada em um CES com maior capacidade de lugares, o que será avaliado pela Coordenação de Pastoral local, que também será responsável por intermediar o novo agendamento.

É importante ressaltar que ao optar pela contratação ou compra de qualquer serviço externo (arranjos, músicos, cerimonial, fotografia, etc.) – não essenciais à realização da celebração – a turma deve ter ciência de que será responsável por esse custeio; e os formandos que não puderem ou não quiserem arcar com essas despesas não poderão ser impedidos de participar da celebração.

Caso as turmas tenham Celebração Religiosa agendada em ambiente externo à Universidade, é extremamente importante que essa informação seja repassada à Pastoral Universitária, para que as devidas orientações e procedimentos sejam apresentados à Comissão.