Agenda PROEX
Número 122 | 9 a 15 de maio de 2022

Regulamentação da curricularização


Por meio de portaria, a PUC Minas acaba de aprovar a Regulamentação Institucional da Curricularização da Extensão. Os componentes curriculares previstos nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), nos Projetos Políticos Institucionais (PPI), bem como nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) deverão assegurar, até dezembro deste ano, em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% da carga horária total em atividades de extensão.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, a introdução da extensão universitária nos currículos dos cursos de graduação das Instituições de Educação Superior brasileiras já estava prevista desde o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional em 2014. Na PUC Minas, foi sendo realizada, em caráter experimental, a associação de atividades de extensão com disciplinas teóricas de cursos de graduação, desde 2016, por inciativa da Pró-Reitoria de Extensão, em diálogo com a Pró-Reitoria de Graduação. Para ele, essa experiência permitiu avaliar e aprimorar progressivamente as práticas de extensão. Além disso, a homologação pelo Ministério da Educação da Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação, normatizando o que estava previsto no PNE 2014, inaugurou uma nova fase na Educação Superior, que começará se concretizar a partir de 2023.

"A prática de ações de extensão em todos os cursos de graduação da universidade contribuirá, com toda certeza, para uma formação contextualizada de nossos estudantes, com a ampliação de seu campo de visão da sociedade em que vivemos, incluindo as possíveis contribuições para a transformação social. É um avanço que terá efeitos multiplicadores, unindo ensino, pesquisa e extensão, em um sistema integrado de formação acadêmica e profissional, e permitirá a formação de profissionais mais conscientes em relação ao seu papel na sociedade e no planeta em que vivemos”, explica o pró-reitor. 

Segundo o documento, entende-se por extensão o “processo educativo interdisciplinar, cultural, científico, tecnológico e político destinado a promover a interação transformadora da Universidade com outros setores da sociedade, em permanente articulação com o ensino e a pesquisa”. Todo o processo de regulamentação da extensão está sendo feito pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em sintonia com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que também ficará responsável por verificar as alterações propostas pelas coordenações nas matrizes curriculares dos cursos de graduação.

São consideradas modalidades de extensão para composição da carga horária extensionista nos componentes curriculares dos cursos de graduação: programa, projeto, prestação e serviço, cursos e oficina, evento e disciplina extensionista. Para o registro das atividades extensionistas, serão observadas as normatividades do Ministério da Educação (MEC), as normas institucionais, os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Políticos Institucionais (PPI), os Projetos Pedagógicos dosCursos de Graduação (PPC) e as Normas Acadêmicas da PUC Minas.

A Proex, por meio da Coordenação Setorial de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Cursos, está organizando um calendário de reuniões com os institutos e faculdades com o objetivo de preparar os cursos para a implantação da curricularização. No dia 13 de maio, às 10h30, está programado um encontro remoto do Fórum de Coordenadores de Extensão dos Cursos de Graduação para discutir essa temática. Na última sexta-feira, 29 de abril, o assunto também foi abordado em uma reunião dos colegiados de Graduação e Extensão.

A portaria entrou em vigor no dia 20 de abril e produzirá efeitos a partir do primeiro dia do período letivo subsequente ao de sua emissão, conforme disposto no Estatuto da Universidade.

Confira aqui a íntegra do documento.