Os cursos de Jornalismo da PUC Minas, do campus Coração Eucarístico e da unidade São Gabriel, além dos recém-lançados cursos da unidade Praça da Liberdade e de Poços de Caldas, promovem nos dias 25 e 26 de abril de 2022 o evento A EXPERIÊNCIA DE 50 ANOS DO MARCO: o jornalismo impresso no mundo digital, para comemorar o aniversário de 50 anos do Jornal Marco.
No período da pandemia, o Marco circulou em uma versão digital especial, intitulada "Marquinho". Agora o jornal volta à sua circulação física, com novo projeto gráfico e editorial, para comemorar o cinquentenário e torná-lo mais moderno. Embora a comunicação digital tenha se tornado dominante, as comunidades acadêmica e profissional reconhecem o papel do Marco na formação dos futuros profissionais. Apuração, checagem de fatos e dados, contato com as fontes, redação e edição de texto, fotos e infográficos são algumas das etapas cumpridas com esmero pelos alunos sob o olhar atento da equipe.
O início desse trabalho se deu em 1972, quando o jornal foi criado. Na época, o Brasil enfrentava a ditadura militar, em um de seus períodos mais duros contra a imprensa nacional e local, por causa da censura prévia. O jornal nasceu dedicado às questões das comunidades do entorno do campus da PUC Minas, período em que moradores dos bairros Dom Cabral, João Pinheiro e Coração Eucarístico enfrentavam carências de transporte público e urbanização precária. Por meio da experimentação e da prática profissional, o jornal se tornou um porta-voz de demandas comunitárias.
Hoje, de acordo com o novo projeto editorial e gráfico, elaborado em 2021, o Marco mantém os princípios gerais da sua história, mas passa a se dirigir especialmente ao público-jovem. Os objetivos são motivar esse segmento para o Jornalismo e gerar interesse quanto ao formato impresso. Em termos de conteúdo, as novas edições vão apresentar reportagens em profundidade, artigos de opinião e colunas.
O evento
Além da presença de importantes nomes no cenário do jornalismo brasileiro, o evento comemorativo dos 50 anos do Marco terá duas mesas com ex-editores e ex-monitores do Jornal. As atividades são gratuitas, abertas ao público externo e serão transmitidas pelo canal da FCA PUC Minas no YouTube.
A programação completa está disponível no Instagram dos cursos de Jornalismo (@jornalismopuc) e no site da Faculdade de Comunicação e Artes (fca.pucminas.br).
No turno da manhã as palestras serão no auditório 3, do prédio 43 do campus Coração Eucarístico; à noite, as atividades serão na sala Multimeios 31, do Bloco I da unidade São Gabriel.
Programação
25 DE ABRIL (segunda-feira)
CORAÇÃO EUCARÍSTICO
9h às 10h30
Qual é o futuro do jornal? O papel do jornalismo na construção da memória coletiva do Brasil
Daniela Arbex
Mediação: Prof. Mozahir Salomão
10h30 às 12h
A Sirene: vislumbres de um outro jornalismo possível
Karina Barbosa (A Sirene)
Sérgio do Carmo (A Sirene)
Mediação: Prof.ª Sandra Freitas
SÃO GABRIEL
19h às 20h30
Qual é o futuro do jornal? O papel do jornalismo na construção da memória coletiva do Brasil
Daniela Arbex
Mediação: Prof.ª Fernanda Sanglard
20h30 às 22h
Jornalismo Multiplataforma
Benny Cohen (Uai)
Cândido Henrique Silva (O Tempo)
Mediação: Prof.ª Verônica Soares
26 DE ABRIL (terça-feira)
CORAÇÃO EUCARÍSTICO
9h às 10h30
A experiência do jornal Fala Roça na maior favela do Brasil
Michel Silva (Fala Roça)
Mediação: Prof.ª Iara Franco
10h30 às 12h
ENCONTRO de ex-editores e ex-monitores
José Milton, Fernando Lacerda, José Maria Morais, Álvaro Duarte, Liliane Corrêa
Mediação: Prof. ª Ana Maria Rodrigues
SÃO GABRIEL
19h às 20h30
A experiência do jornal Fala Roça na maior favela do Brasil
Michel Silva (Fala Roça)
Mediação: Prof.ª Viviane Maia
20h30 às 22h
ENCONTRO de ex-editores e ex-monitores
Maurício Lara, Mário Viggiano, Daniel Camargo, Alessandra Melo
Mediação: Prof. Getúlio Neuremberg