Veículos elétricos: quando eles serão maioria nas ruas brasileiras? é o tema do 19º episódio do PUC Play, podcast da PUC Minas, que já está no ar. Os valores crescentes do preço dos combustíveis e preocupação com os impactos negativos no meio ambiente causadas pelos combustíveis fósseis tem levado cada vez mais brasileiros a investir em carros elétricos. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam para um crescimento de 257% nos emplacamentos de veículos elétricos em 2021 em comparação a 2020. Foram 2.860 veículos elétricos vendidos durante todo o ano. Seguindo a tendência, são mais de mil eletropostos públicos (parques, ruas e praças) e semipúblicos (shoppings, supermercados) para recarga de veículos elétricos. Até o final de 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os eletropostos devem chegar a 3 mil.
Para debater sobre a viabilidade dos veículos elétricos, o PUC Play conversa hoje com os professores do Curso de Engenharia Elétrica do Campus Poços de Caldas Fabiano Costa Teixeira, coordenador de Projeto e Desenvolvimento do Poços + Inteligente, e Celso Iwata Frison, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica. Eles estão à frente, no Campus Poços de Caldas, do projeto pioneiro Poços+ Inteligente, que tem viabilizado soluções tecnológicas e pesquisas em mobilidade elétrica, com aplicações imediatas no dia a dia da população.
O projeto Poços+ Inteligente conta atualmente com três pontos de recarga, um deles dentro do Campus da PUC Minas, mantido por energia gerada por usina fotovoltaica. Toda a energia utilizada nos procedimentos de recarga dos veículos é gerada de forma autossustentável, energia limpa.
Esse episódio faz parte da temporada especial sobre o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto Poços+ Inteligente contempla diretamente o ODS 7 - Energia Limpa e Acessível e o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. Leia mais sobre o projeto na Revista PUC Minas.