Agenda PROEX
Número 119 | 18 a 24 de abril de 2022

Saúde mental de jovens


A coordenação do projeto Parlamento Jovem de Minas pela PUC Minas estabeleceu parceria com a Faculdade de Psicologia (Fapsi) da Universidade, com o objetivo de prestar apoios específicos ligados à temática da edição de 2022: Saúde Mental dos Jovens.

Neste primeiro momento, conforme explica o coordenador do projeto, professor Alexandre Teixeira, o suporte se dará durante o período de realização da etapa municipal, já em curso. A Fapsi irá contribuir em quatro frentes de trabalho, que serão desenvolvidas a partir das demandas e identificação de grupos que poderão atendê-las.

Já há, por exemplo, um grupo de alunos do professor Flávio Durães, que irá utilizar o Parlamento Jovem como campo de estágio, dentro da disciplina do 10º período do curso no São Gabriel.

A expectativa, de acordo com o professor Alexandre, é de que a parceria possa se estender para o segundo semestre e eventualmente para outras edições.

Nos últimos dias 1º e 8 de abril, a equipe do projeto se reuniu com representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para explicar sobre a parceria e já iniciar o levantamento das demandas.

Conheça as frentes de trabalho desenvolvidas:

- Seleção e indicação de materiais já produzidos pela Faspi sobre o tema e subtemas da edição atual.
- Indicação de docentes e/ou alunos (graduação ou pós-graduação) para condução de oficinas de formação para jovens participantes do projeto no interior (de forma remota) e em Belo Horizonte (presencial).
- Orientação especializada (a distância) para as coordenações municipais quando se deparem com situações complexas durante a realização das oficinas no interior.
- Indicação de docente e/ou alunos (graduação ou pós-graduação) para entrevistas, produção de conteúdos para redes sociais do projeto, quando demandado.