Agenda PUC Minas em Betim
Número 252 | 11 a 17 de abril

Palestra

Índios Urbanos

A Diretoria Acadêmica da PUC Betim, juntamente à Coordenação de pesquisa e extensão do Campus, promove nesta segunda, dia 18 de abril, o evento “Índios Urbanos”. Na ocasião, a Universidade irá receber os líderes indígenas Yolis Lyon, Eni Carajá Filho e Adriana Fernandes Carajá para discutir questões como o imaginário da sociedade brasileira sobre o indígena, marco temporal, entre outros temas relevantes. A Professora Marina Mônica, do Curso de Direito, será a moderadora.

O evento acontece às 10h30 do dia 18, no Auditório da PUC Betim, e conta ainda com transmissão ao vivo no canal PUC Minas Lives, no YouTube.  As inscrições podem ser realizadas pelo SGA, e haverá emissão de certificados.

Sobre os palestrantes:

Yolis Lyon é Liderança Indigena Warao. É licenciada em Comunicação Social e graduada pela UCAB. Já atuou como trabalhadora humanitária em Pacaraima, como tradutora e assessora na Secretaria Estadual de Assistência Social de Amazonas (SEAS); como tradutora e ponto focal no serviço jesuítas a Migrantes e Refugiados em Belo Horizonte, e atualmente, atua como Articuladora Social na Cáritas-MG e como conselheira Municipal na COMPIR-BH.

Eni Carajá Filho é da Comunidade indígena Carajá de Minas. Integra a Rede de Articulação Nacional de Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes – RENIU e é Conselheiro Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte.

Adriana Fernandes Carajá é Pajé indígena do Povo Karirí-Sapuyá de Jequié-BA. É doutoranda em Antropologia Social e Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela UFMG. Voluntária da RENIU.