Agenda PROEX
Número 118 | 4 a 17 de abril de 2022

Ensino a distância

Em sintonia com a extensão universitária


Trabalhar problemas reais advindos de demandas sociais ou empresariais é a proposta de um dos componentes curriculares dos cursos de graduação da PUC Minas Virtual que, ao possibilitar a articulação da academia com outros setores da sociedade, guarda estreita relação com a extensão universitária. O componente em questão denomina-se Projetos e é comum a todos os eixos temáticos dos cursos a distância.

“O aluno cursa a disciplina de projetos do 1º ao 8º eixos temáticos do curso, que, em nosso modelo, é correspondente aos períodos, em um trabalho de campo que já nasce extensionsita. O aluno acessa a teoria e paralelamente a aplica na prática”, explica a diretora acadêmica da PUC Minas Virtual, professora Sara Pimenta Resende.

Desde 2020, a PUC Virtual adota um novo modelo de ensino a distância, atualizado e inovador, onde prioriza-se o desenvolvimento mais amplo de competências. Também integram o projeto pedagógico dos cursos outros dois componentes curriculares: Competências Comportamentes e Desafios Contemporâneos, cada qual com a sua proposta e características específicas.

O novo modelo está presente nos 24 cursos de graduação a distância, tanto nos de bacharelado e licenciatura como nos tecnólogos.

O Curso de Admnistração foi o primeiro a adotar o novo modelo, que se encontra atualmente bem solidificado. Na disciplina de Projetos do curso, por exemplo, são trabalhados problemas empresariais reais, vindos do mercado, a partir de empresas parceiras que compartilham seus desafios gerenciais. Ao final de cada semestre, os alunos devolvem para o mercado as soluções para esses casos reais. “O modelo está bastante consolidado, principalmente em função dos princípios norteadores que articulam ensino, extensão e pesquisa. A relação com a comunidade, a integração com a realidade de mercado que o futuro egresso tem, o acompanhamento próximo de professores e mentores e a base conceitual que fundamenta a formação de nossos discentes são pilares já sólidos”, aponta o professor Henrique Maia Veloso, coordenador do Curso de Administração.

Apesar dos avanços, o docente acredita que ainda há desafios e paradigmas a serem quebrados, principalmente em relação à visão cartesiana e fragmentada da formação universitária. “O curso depende da interação com a comunidade, que é um dos princípios da extensão, e isso requer tempo até que entendam a proposta e vejam os benefícios sociais que a PUC Minas pode oferecer”, observa. De acordo com ele, a aproximação com a comunidade e a realidade em que o aluno irá atuar profissionalmente no futuro propiciam uma formação diferenciada, vívida e intensa. “Entedemos isso como uma perspectiva mais sistêmica da construção do cidadão que a PUC Minas deseja colocar na sociedade. Entregamos à comunidade, todos os semestres, ações reais de intervenção que propiciam efetivos ganhos em diversos sentidos”, explica.

A estudante Flávia dos Santos Meirelles, 49, do 5º período do Curso de Administração, considera que estudar a realidade das empresas e instituições de forma tão próxima, acompanhando seus problemas e contribuindo para solucioná-los, promove o amadurecimento do aluno e o prepara para atuar com mais segurança ao final do curso. “É um exercício presente desde o primeiro período e que se estende ao longo de toda a graduação, permitindo que o aluno construa uma leitura crítica e reflexiva sore as situações estudadas”, afirma. O modelo adotado pelo curso, na visão dela, permite ao aluno desenvolver inúmeras competências que são muito valorizadas pelo mercado, como capacidade de trabalhar em equipe, de liderar pessoas, articular ideias com objetivos comuns e alcançar resultados de forma colaborativa.

Fotos: Raphael Calixto. 

 

Flávia dos Santos: estudar empresas promove amadurecimento

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