Agenda PUC Minas na Praça da Liberdade
Número 194 | 28 de março a 3 de abril de 2022

Relações Internacionais

confira as atividades dessa semana


O Curso de Relações Internacionais da Unidade Praça da Liberdade realizará duas atividades, na disciplina Seminário, nesta semana. A primeira tem como tema a Introdução à Governança da China: as Duas Sessões, que acontecerá nesta quinta-feira, 31 de março, às 17h10. O palestrante será Samuel Spellmann. Confira sobre o tema:

A ascensão da República Popular da China no Sistema Internacional tem provocado um significativo aumente do interesse no funcionamento do Estado chinês. No campo das Relações Internacionais, conhecer a governança interna de um país implica em ter ciência de como a sua estrutura política e jurídica influenciam no processo decisório, na formação de políticas públicas, no planejamento estratégico de ações de Estado. A China se organiza a partir de um processo decisório compartilhado entre Executivo e Legislativo. Isto ocorre sobretudo durante sessões plenárias paralelas de suas duas estruturas legislativas, o Congresso Nacional do Povo e a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Esta palestra busca apresentar as “Duas Sessões”, introduzindo e estimulando os alunos a discutirem o funcionamento do sistema governamental chinês, ampliando os horizontes sobre o lado interno da formação política da China e trazendo para perto uma visão alternativa sobre o processo legislativo de outro país.

Já a segunda atividade acontecerá nesta sexta-feira, 1º de abril, às 17h10, e tem como tema Inclusão LGBTIQ+ nas Relações Internacionais, com o palestrante Lucas Paoli. Confira sobre o tema:

Atualmente, a homossexualidade é criminalizada em 67 países e a transexualidade é tratada como patologia em mais de 100. Mesmo os países que possuem leis favoráveis à população LGBTIQ+, como o Brasil, apresentam altos índices de agressão e discriminação. No campo das Relações Internacionais, esta temática tem recebido crescente atenção na última década e diversos organismos internacionais, inclusive a ONU, passaram a reconhecer a violência contra pessoas LGBTIQ+ como violação dos direitos humanos. A presente palestra tem como objetivo discutir este panorama internacional de inclusão LGBTIQ+ e refletir sobre possíveis campos de atuação dos profissionais de RI para mudar esta realidade.