O projeto de extensão Construindo Pontes, do Curso de Engenharia Civil da Unidade Praça da Liberdade, retoma a partir desta segunda-feira, 28 de março, suas atividades de forma presencial, com o desenvolvimento de oficinas de manualidades, com a montagem de maquetes de pontes de palitos de picolé com usuários assistidos pela Apae BH (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Belo Horizonte), instituição parceira do projeto.
Criado em 2020 e coordenado pelo professor Paulo Henrique Maciel Barbosa, o projeto terá a sua primeira versão no formato presencial, já que no ano passado as oficinas eram conduzidas pelos extensionistas por meio de chamadas virtuais ou por grupos de WhatsApp. Para este semestre, serão 20 beneficiários da Apae BH que participarão das oficinas presenciais, com encontros semanais, divididos em três grupos, com os extensionistas da PUC Minas, na sede da associação no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.
O projeto Construindo Pontes tem o objetivo, através das oficinas de construção de maquetes de pontes de palitos de picolé, proporcionar maior inclusão, autonomia e cooperação ao deficiente cognitivo e múltiplo, utilizando-se dos trabalhos manuais e das atividades em parceria com demais usuários da Apae. Participam da iniciativa extensionistas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, além da colaboração de alunos do Curso de Fisioterapia.
Saiba mais sobre o projeto na matéria da Revista PUC Minas.