Nesta quinta-feira, 24 de março, vai ao ar Muito mais do que lixo, segundo episódio da terceira temporada do PUC Play PUC Minas. O episódio apresenta o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto Reciclagem Inclusiva e Solidária, que faz parte do programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças que auxilia associações de Catadores de Materiais Recicláveis na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a participação dos professores Armindo Teodósio e Jaqueline Melo Silva e da mestranda Dijana Vieira.
Apesar de parecer que importantes decisões sobre o clima e sustentabilidade sejam responsabilidade apenas dos grandes líderes mundiais, a realidade é que a ação individual também pode fazer a diferença para o planeta. E uma destas medidas é a reciclagem de resíduos gerados pela população. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe, mostram que em 2018/2019 a geração total de resíduos sólidos urbanos, no Brasil, foi de 79 milhões de toneladas, totalizando cerca de 540 mil toneladas por dia.
Neste contexto, temos uma categoria de trabalhadores de protagonismo, os catadores de recicláveis. Eles são os responsáveis por tornarem a reciclagem possível e lucrativa além de colocarem o Brasil numa posição avançada na reciclagem de latinhas de alumínio e de garrafas PET em uma comparação com outros países.
Durante o episódio o ouvinte vai conhecer também um pouco da história de Marli Beraldo, catadora e presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo, a Acamares. Marli conta um pouco sobre a sua trajetória, rotina, desafios e lutas dos catadores e catadoras de recicláveis.
Esse episódio é o segundo da temporada três que tem como temática projetos e ações da PUC Minas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O episódio de hoje está relacionado ao objetivo 11, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O PUC Play é o podcast quinzenal da PUC Minas, produzido pela Assessoria de Imprensa, setor da Secretaria de Comunicação da Universidade, e vai ao ar às quintas-feiras. É desenvolvido em parceria com o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes, responsável pela gravação, sonorização e edição. Você pode seguir o podcast na Amazon ou no Spotify, assinar no Apple Podcast, se inscrever no Google Podcast ou no Cast Box ou favoritar na Deezer.