Agenda PUC Minas em Poços de Caldas
Número 175 | 21 a 27 de Março de 2022

Censo Vacinal: resultados e prazos

 

Cerca de 96% dos 44.646 professores, funcionários e alunos da PUC Minas que responderam até agora o Censo Vacinal da Universidade receberam pelo menos as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Esse é o resultado até o momento do levantamento feito pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas, que considera os números bastante tranquilizadores. Os dados englobam o período de início da aplicação dos questionários, no dia 7 de março, até esta quinta-feira, 17.

 

O Censo Vacinal foi uma medida tomada pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas/SMC, considerando a necessidade de prevenção e cuidado com todos que circulam pelas instalações da Universidade, em todos os campi e unidades, e também em ambientes externos onde se desenvolvam atividades acadêmicas.

 

De acordo com o levantamento, 42.776 membros do corpo discente, docente e técnico-administrativo receberam pelo menos o primeiro ciclo vacinal completo (duas doses ou dose única) e, desses, 15.749 receberam também a dose de reforço. Isso representa 95,81% dos que responderam o questionário sobre a vacina. Quando verificados os números pelo segmento de alunos, os resultados também são positivos: do universo de 40.888 estudantes que responderam o censo, 95,57% (39.078) afirmaram que receberam pelo menos o primeiro ciclo vacinal completo, dos quais 12.618 receberam também a dose de reforço. Já com relação aos 3.613 professores e funcionários técnico-administrativos, 98,51% disseram que receberam pelo menos o primeiro ciclo vacinal completo (3.559), sendo que desse total, 2.969 também já receberam a dose de reforço.

 

“Os dados de vacinação são tranquilizadores, mas reiteramos que, embora o número de não vacinados seja bem reduzido, é necessário que toda a comunidade universitária complete sua imunização contra a Covid-19 e busque também a dose de reforço”, pontua o diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), professor Martinho Campolina Rebello Horta, que integra o Comitê de Monitoramento do Coronavírus.

 

Como é feito o Censo Vacinal

 

O Censo, por meio do qual alunos, funcionários e professores informam à Universidade sua situação com relação à imunização, está sendo aplicado por meio do SGA, o Sistema de Gestão Acadêmica, no caso de alunos e professores, e pela Intranet ou Portal RH, pelo corpo técnico-administrativo e o corpo docente, que também acessa esse sistema. A autodeclaração é acompanhada da devida certificação, com foto do cartão de vacina físico ou com a comprovação obtida no aplicativo Conecte-SUS.

 

Além da importância da vacinação, a Reitoria reafirma que o correto uso de máscaras e o distanciamento social continuam sendo fundamentais para que o regime presencial aconteça com segurança. Acesse o Guia de Retorno ao Presencial e conheça os protocolos da Universidade.

 

Os professores e funcionários técnico-administrativos terão até o próximo dia 21 de Março para responder ao Censo e os alunos da Universidade poderão fazê-lo até o dia 28 deste mês.

Participe do VIII Fórum de Iniciação Científica