Agenda PROEX
Número 114 | 7 a 13 de março de 2021

PUC Play retoma temporada temática

 

Nesta quinta-feira,10 de março, o PUC Play, podcast da PUC Minas, volta ao ar com novos episódios. Uma novidade desta temporada são os episódios costurados em torno de uma temática. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, aprovada pelas Nações Unidas em 2015, perpassarão a temática de cada um dos episódios.

As Universidades têm um importante papel, através do Ensino, Pesquisa e Extensão, como impulsionadoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODSs têm como escopo repensar o desenvolvimento das nações considerando o equilíbrio entre as dimensões ambiental, econômica e social. São 17 objetivos que apresentam uma série de metas e indicadores para orientar a tomada de decisões dos países e a sua implementação.

Na PUC Minas são diversas as iniciativas, projetos e pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade ao formar profissionais competentes para atuar na direção da sustentabilidade.

O primeiro episódio, sobre o empoderamento feminino na perspectiva da Publicidade, entrevista a aluna de Psicologia Milena Drummond. De acordo com dados do IBGE, as mulheres são responsáveis financeiramente por 34 milhões de domicílios brasileiros. Esta representatividade está presente também nas peças publicitárias. A adesão de discursos feministas pela Publicidade foi nomeada de  Femvertising, que é a junção das palavras Feminism e Advertising.

Considerando o papel da Publicidade na construção de modos de subjetivação na contemporaneidade, a aluna de Psicologia Milena Drummond investigou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, se a forma como o empoderamento tem sido comunicado através de peças publicitárias contribui ou não para a luta pela emancipação das mulheres. O empoderamento de mulheres e meninas é o ODS 5, que objetiva a igualdade de gênero.

O PUC Play é o podcast quinzenal da  PUC Minas, produzido pela Assessoria de Imprensa, setor da Secretaria de Comunicação da Universidade,  e vai ao ar às quintas-feiras. É desenvolvido em parceria com o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes, responsável pela gravação, sonorização e edição. Você pode seguir o podcast na Amazon ou no Spotify, assinar no Apple Podcast, se inscrever no Google Podcast ou no Cast Box ou favoritar na Deezer. Assim você não perde nenhum episódio.