Agenda PROEX
Número 114 | 7 a 13 de março de 2021

Economia de Francisco e Clara para crianças


Acaba de ser lançado o primeiro livro da Economia de Francisco e Clara para crianças e adolescentes. A publicação está em sintonia com o Diretório da Catequese e com o encontro convocado pelo papa Francisco sobre a Economia de Francisco e Clara (EFC), a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário e o Grupo de Reflexão e Trabalho (GRT) da PUC Minas, em parceria com a Editora PUC Minas e Editora Paulus.

Confira aqui como foi o lançamento, que ocorreu na última sexta-feira, dia 4 de fevereiro.

Para viabilizar o trabalho do conteúdo do livro com as crianças da região, serão realizados diversos encontros formativos com catequistas, padres, leigos e lideranças comunitárias. Além disso, serão promovidos lançamentos do material em formato presencial, virtual e híbrido, buscando difundir o livro para diferentes lugares de todo o território brasileiro.

Um dos lançamentos do livro para crianças catequeses aconteceu na última sexta-feira, 4 de março, no Campus Coração Eucarístico. O encontro teve a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte; Luiza Borges Dulci, uma das autoras do livro; e Marina Oliveira, também autora do livro e que vai mediar o evento. Ela atua, pela Arquidiocese de Belo Horizonte como coordenadora de projetos para as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. 

A proposta do livro foi baseada numa economia solidária, que prioriza o cuidado com a Casa Comum, do planeta Terra, e o bem-estar de todos, principalmente dos mais pobres, promovendo o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas que vivem nele.

O objetivo principal do livro é difundir os ensinamentos e princípios de um modelo econômico mais justo, solidário e democrático para as comunidades e diferentes territórios, visando a mudança do paradigma capitalista predatório. Ao todo, estão sendo distribuídos gratuitamente cerca de 15 mil exemplares nos 28 municípios que pertencem à Arquidiocese de Belo Horizonte. Além disso, o livro está sendo disponibilizado para aquisição em livrarias de diferentes estados brasileiros.