O projeto Desenvolvimento de Protótipo de Impressora 3D para Argamassa e Grautes, de autoria de alunos do 10º período de Engenharia Mecânica da PUC Minas Contagem, foi o vencedor do Concurso Mãos à Obra - Prêmio Gustavo Charlemont. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Adriano Vinícius Silveira Resende, Guilherme da Silva Amorim e João Pedro Basílio Lisboa, com orientação do professor Ayrton Hugo de Andrade e Santos.
O projeto desenvolveu uma impressora 3D que imprime concreto e pode ser uma solução importante na construção de casas populares ao reduzir os custos de produção e facilitar o acesso à moradia. A intenção da equipe, que recebeu R$ 4 mil pelo primeiro lugar, é avançar nos estudos para tornar viável a produção em escala real. Como afirma o estudante João Pedro Basílio Lisboa, com mais estudos e investimento financeiro, “a produção em escala poderá vir a beneficiar consumidores e a indústria da construção civil”.
Concurso Mãos à Obra - Prêmio Gustavo Charlemont
O concurso faz parte da programação do Minascon, evento de construção civil de Minas Gerais, e é uma realização da Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com o Sebrae Minas, e da empresa Offsite Hub Brasil - Soluções & Inovações (OHB). O objetivo do prêmio é incentivar e aprofundar o debate sobre temas que impactam a competitividade da cadeia produtiva da construção, através da integração da comunidade acadêmica com o setor produtivo. O anúncio dos vencedores aconteceu em 25 de novembro, último dia de programação do Minascon em 2022.