Idealizado em 2019 e implementado no primeiro semestre de 2020, o Colab, Laboratório de Comunicação Digital da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, tem ampliado as possibilidades de produção experimental por estudantes da FCA, que celebra 50 anos em 2021. Uma das preocupações do projeto é a busca por uma comunicação mais inclusiva: um primeiro movimento se deu a partir do uso de textos alternativos nas mídias sociais, seguido da instalação de softwares de acessibilidade no site (blogfca.pucminas.br/colab/).
Dentre as ferramentas que auxiliam neste propósito estão o VLibras, que faz a tradução do conteúdo para Libras, além da descrição de imagem nas fotos e a possibilidade de ajustar o tamanho da fonte para a leitura. Recentemente, concluiu-se a implementação da ferramenta de leitura de textos Ad Auris, que lê os textos do site para os usuários. Com essas tecnologias, usuários do site e estudantes de Jornalismo da PUC Minas têm contato direto e ativo com a demanda cotidiana por mais inclusão e acessibilidade na comunicação digital.
As professoras Fernanda Nalon Sanglard e Verônica Soares da Costa, coordenadoras do Colab na Unidade São Gabriel e no Campus Coração Eucarístico, respectivamente, explicam que o projeto trabalha com os princípios que norteiam a PUC Minas, Universidade comprometida em oferecer uma formação humanista e de respeito à diversidade. “As pautas relacionadas aos direitos humanos fazem parte de uma preocupação central do laboratório e não poderiam deixar de envolver propostas de uma comunicação mais inclusiva”, afirma Fernanda Sanglard.
Tina Haertel, diretora operacional da empresa canadense Ad Auris, conta que muitas outras publicações universitárias também têm parcerias com a ferramenta, como o Stanford Daily e o Yale Daily News. “Eu diria que muitas das universidades procuram acessibilidade, especialmente os estudantes, que se preocupam realmente em tornar o conteúdo mais inclusivo e disponível a todos”, explica. A empresa, que fechou parceria com o Colab PUC Minas em outubro de 2021, atua também com sites e projetos como a Rede de Jornalistas Internacionais (IJnet), que integra o International Center for Journalists (ICFJ).
As professoras ressaltam que desde que assumiram a coordenação do Colab buscaram formas de promover acessibilidade nos conteúdos, mas Verônica destaca que nem sempre é fácil implementar as mudanças. “Transformar um projeto da Universidade em um projeto mais inclusivo demanda negociações. As decisões envolvem a gestão da Instituição, que foi muito receptiva. Não basta nós, do Colab, acharmos isso importante, precisamos fazer uma mudança efetiva, mobilizando toda a comunidade”, enfatizou.
As coordenadoras do Colab acreditam no papel fundamental da universidade para formar profissionais engajados em buscar acessibilidade no mercado de comunicação atual. “Quando eu me formei em jornalismo, essa discussão sequer existia. Não aprendíamos isso na faculdade. Hoje, temos a possibilidade de formar profissionais que já têm essa preocupação e o engajamento necessário”, conclui Fernanda.
O software Ad Auris permite a personalização da narração, com diferentes opções de vozes, e dá autonomia para o leitor-ouvinte escolher o ritmo da leitura. Todos os textos do site já estão disponíveis com este sistema de acessibilidade automático instalado.