Agenda PUC Minas na Praça da Liberdade
Número 181 | 8 a 14 de novembro de 2021

Direito

Confira os eventos dessa semana


O Curso de Direito da PUC Minas Praça da Liberdade irá realizar, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o webinar Direito e Tecnologia e o webinar Responsabilidade civil dos profissionais de saúde, transmitidos pelo canal PUC Minas Lives no YouTube, às 11h. Os alunos que participarem terão duas horas de ACG.

No dia 8 e 9 de novembro acontecerá o webinar Direito e Tecnologia. O primeiro dia terá a presença da professora Lorena Muniz e Castro Lage, que falará sobre Novo direito empresarial das startups, e da professora Milena Grado, que irá debater sobre Regulamento da inteligência artificial no Brasil, além de contar com a presença dos professores da PUC Minas Edgar Gastón Jacobs Flores Filho, Renata Furtado e Cláudia Fialho.

Já no segundo dia terá a presença do professor José Luiz Faleiros de Moura Jr, falando sobre Inteligência artificial e direito administrativo, do professor Felipe da Cunha, que discutirá sobre Segurança x Inteligência Artificial: como se proteger, e a professora Dayana de Carvalho Uhdre, com a palestra Inteligência artificial e direito tributário, com presença dos professores da PUC Minas Leda Soares, Antônio Carlos Lúcio Macedo de Castro e Cláudia Fialho.

No dia 10 de novembro, no webinar Responsabilidade civil dos profissionais de saúde, acontecerá as palestras Princípio da reparação integral e cláusula geral de redução equitativa da indenização, realizada pela professora Taisa Maria Macena de Lima, A quantificação do dano nos casos de erro médico, pela professora Luciana Fernandes Berlini, e Responsabilidade civil médica por desrespeito à vontade do paciente, com a professora Carla Vasconcelos Carvalho. O webinar contará também com a presença dos professores da PUC Minas Cimon Burmann, Luciana Poli e Claudia Fialho.

Confira sobre os palestrantes:

Webinar Direito e Tecnologia

- Lorena Muniz e Castro Lage

Advogada Co-fundadora no escritório de advocacia Lage & Oliveira, atuando com Direito para Startups e Empresas de Base Tecnológica. Mestra em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Civil Aplicado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduanda em Educação Contemporânea e Docência pela Faculdade Arnaldo, bacharela em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva. Coordenadora e professora na Pós-graduação em Direito e Tecnologia da Faculdade Arnaldo e no GEDIE - Grupo de Estudos em Direito na Inovação e no Empreendedorismo do INSEPE. Professora na Pós-graduação em Direito e Inteligência Artificial da Skema Business School, no SENAC no MBA em Inovação e Competitividade e na graduação em Direito da Faculdade Arnaldo. Diretora de Conteúdos e Membro da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG e Membro da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

- Milena Grado

Advogada Líder em Proteção de Dados e Propriedade Intelectual e responsável pela coordenação do grupo de estudos de inteligência artificial do Peck Advogados. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Law, Direito Eleitoral pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e em Direito Processual Civil pela FADISP. Cursou, ainda, Extensão Universitária em Internet and Society: Technologies and Politics of Control na Harvard Extension School e Data: Law, Policy and Regulation na The London School of Economics and Political Science. Certificada pela International Association of Privacy Professionals – IAPP/CIPP-US.

- Felipe Domingos da Cunha

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche no Centre de Recherche Inria Saclay - França. Atualmente é professor do Curso de Ciência da Computação e membro do colegiado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Veiculares, Computação Móvel, Computação Ubíqua, Internet das Coisas, Computação Urbana.

- José Luiz Faleiros de Moura Junior.

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Direito Processual Civil, Direito Civil e Empresarial, Direito Digital e Compliance. Participou de curso de extensão em direito digital da University of Chicago. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor de cursos preparatórios para a prática advocatícia. Foi pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Digital da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Membro do Instituto Avançado de Proteção de Dados – IAPD. Associado do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC. Autor de obras e artigos dedicados ao estudo do direito e às suas interações com a tecnologia. Advogado.

- Dayana de Carvalho Uhdre

- Doutoranda pela Universidade Católica de Lisboa. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Membro Associada da BABEL-Blockchains and Artificial intelligence for Business, Economics and Law (Universidade de Firenze). Professora convidada em inúmeros cursos de pós-graduações. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. Diretora Acadêmica da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Coordenadora do Grupo Permanente de Discussão de Criptoativos da OAB/PR. Procuradora do Estado e autora de livros, capítulo de livros e inúmeros artigos científicos. Atualmente, dedica-se à linha de pesquisa que analisa a relação entre Direito e novas tecnologias (blockchain, criptoativos, etc), principalmente nos eixos regulatório e tributário.