Agenda PROEX
Número 106 | 8 a 14 de novembro de 2021

Assessoria Técnica e Bioconstrução


No dia 13 de novembro, às 10h, o projeto de extensão Educo (Educação para a Construção) realiza roda de conversa sobre Assessoria Técnica e Bioconstrução. O evento contará com a participação da arquiteta Mariana Borel, do projeto social Arquitetura na Periferia, e da arquiteta e bioconstrutora Paula Peret, da empresa Bioarquitetar: escola de bioconstrução. A mediação será realizada pelo professor André Soares, coordenador do projeto Educo. As inscrições, que são gratuitas e abertas à toda comunidade acadêmica, estão disponíveis no Sympla.

De acordo com a organização do evento, o acesso à moradia digna representa um privilégio dentro da dinâmica socioespacial nas metrópoles brasileiras. No contexto de Belo Horizonte, uma das opções encontradas pela população pobre é a busca pela construção da casa nos territórios das ocupações urbanas em periferias. Nessa dinâmica, foi verificada a expressão da força feminina nas lutas pelo acesso à terra para garantir o abrigo das famílias e pelo acesso à infraestrutura urbana (como água, luz, esgoto, serviços etc).

É nesse contexto que o trabalho da Arquitetura na Periferia se insere. O projeto, que oferece assessoria técnica para mulheres de baixa renda, atua na facilitação dos processos de melhorias e construção das residências, incentivando o fortalecimento feminino e a busca por uma melhor qualidade de vida para as famílias.

O evento Assessoria Técnica e Bioconstrução traz à luz uma importante discussão a partir do trabalho e experiências da Arquitetura na Periferia, em parceria com o Bioarquitetar: escola da Bioconstrução, que representa um importante marco na busca pelo desenvolvimento de novas maneiras de se construir. O encontro das iniciativas vislumbra o possível barateamento de custos para as famílias, maior viabilidade das obras, o uso de técnicas construtivas mais gentis com o corpo, a maior independência em relação ao uso do concreto e a consequente diminuição do impacto ambiental na construção residencial, especialmente na autoconstrução feminina na periferia.

O evento também integra uma força-tarefa de captação de recursos para financiar as atividades da Arquitetura na Periferia em 2022.