Agenda PUC Minas em Betim
Número 235 | 18 a 24 de Outubro

II Outubro Rosa PET

campanha de prevenção a patologias mamárias em cães e gatos

Os Cursos de Medicina Veterinária da PUC Minas, Campus Betim e Unidade Praça da Liberdade, irão promover o Outubro Rosa PET. A campanha visa conscientizar e informar toda a comunidade sobre os impactos de patologias mamárias em cães e gatos, assim como abordar formas de prevenção e/ou tratamento.

Durante todo o mês, haverá a campanha de conscientização e informação sobre a patologia mamária, de modo que proprietários serão informados quanto às diversas formas de controle e prevenção da doença. No sábado, 30 de outubro, haverá, entre 9h e 14hs, o Dia D da Prevenção, em que a comunidade externa poderá realizar, sem ônus e mediante agendamento prévio, avaliação mamária de cadelas e gatas no Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais - CECCA de Betim, localizado na Rua do Rosário, número 1600, bairro Angola. Já no dia 28, às 19h, a professora Luciana Myrrha, irá realizar uma live no perfil do instagram do Curso de Medicina Veterinária da PUC Minas (@pucminasvet).

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao Câncer de Mama. A doença, que também atinge aos animais, chama a atenção por ser a mais frequente neoplasia em cadelas, e a terceira mais frequente em gatas. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em média, 45% das cadelas e 30% das gatas de lares domésticos desenvolvem algum tumor, sendo que, em 85% dos casos, são apresentados caráter malignos.

A médica veterinária do Centro Veterinário da PUC Minas Praça da Liberdade, especialista em Oncologia, Luciana Myrrha, ressalta a importância da campanha e do diagnóstico precoce. “A Outubro Rosa Pet é uma campanha nacional, idealizada pelo professor Geovanni Cassali, que é uma referência nacional em patologia mamária. É uma iniciativa de conscientização e prevenção, que vem crescendo a cada ano e, desde o ano passado, conta com a parceria da PUC Minas”, aponta. “A consciência do diagnóstico precoce aumenta as chances de um bom prognóstico”, complementa a médica veterinária.