Mais uma vez a PUC Minas é a única universidade particular do Estado listada no World University Rankings 2022, da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado nessa quarta-feira, 1° de setembro. A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o ranking.
Em sua 18ª edição, o ranking avaliou mais de 1.600 instituições de ensino superior de 99 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Entre os quesitos, a PUC se destacou mais uma vez na área de captação de recursos para pesquisa junto ao setor privado.
No topo da lista estão a Universidade de Oxford (1° lugar), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (2º) e a Universidade de Harvard (3°). Das dez primeiras posições, nove são norte-americanas.
Ao todo, o Brasil tem 59 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.
Presença constante
A PUC Minas tem tido presença constante nos mais conceituados rankings mundiais que avaliam as universidades públicas e privadas. Mais recentemente, esteve entre as melhores da América Latina no THE e no QS Latin America Ranking, onde, entre outros quesitos, se destacou na formação do corpo docente, composto majoritariamente de doutores e pós-doutores.