Agenda PROEX
Número 97 | 30 de agosto a 5 de setembro de 2021

Reciclagem e coleta seletiva


No último sábado, 21 de Agosto, o Colégio Santa Maria Minas promoveu, junto ao projeto de extensão da PUC Minas Betim "Reciclagem Inclusiva e Solidária", uma tarde de conversas e palestras sobre conscientização ambiental com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Na ocasião, dois catadores de matérias recicláveis contribuintes da ASCAPEL – Associação de Catadores de Papel de Betim participaram de um bate-papo com as crianças alunas das turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria, enquanto que os alunos dos 4º e 5º anos receberam a professora do SENAC e voluntária no projeto de extensão, Aline Rodrigues da Fonseca, que falou sobre Economia Circular.

Por meio de perguntas feitas pelos alunos e direcionadas aos dois catadores – Iago Felipe de Lima Rodrigues e Aline das Graças Vieira dos Santos, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o trabalho da Ascapel, assim como refletir acerca da importância da reciclagem de resíduos para o meio ambiente. Dentre outras, as perguntas abrangiam desde questões de funcionamento e logística do trabalho dos catadores, até diferenciações no tratamento de resíduos específico, como o vidro.

E o resultado foi animador. Ao fim da conversa, que foi realizada por videochamada, as crianças comentaram sobre os aprendizados adquiridos na atividade, e se mostraram proativas a manter, em casa e na Escola, a seleção e descarte correto dos materiais recicláveis.

Para a professora alfabetizadora Kelly Cristina da Silva, que leciona no 1º ano do Ensino Fundamental, a atividade tem a capacidade de ir ainda mais longe: "quando nós despertamos esse olhar já nas crianças de 5 e 6 anos de idade, elas automaticamente levam esse conhecimento para os pais e adultos em casa. Só assim, trabalhando com essas questões desde pequenos que nós vamos conquistar essa pequena semente da conscientização que precisa crescer e germinar", relata a professora.

Para os catadores da Ascapel, Aline e Iago, a comunicação e trabalho de conscientização com as crianças permite um desencadeamento de uma rede de ações sustentáveis: "Mostrar já para uma criança de 5 e 6 anos de idade a importância da coleta seletiva e quais os impactos e consequências deste ato a longo prazo permite uma conscientização interna que acaba se tornando exemplo para os pais e outras pessoas que convivem com a criança", disse Iago. "É surpreendente o fato de que uma criança dessa idade tem a oportunidade de aprender a separar material reciclável, quando existem adultos que não se preocupam com o mesmo", completa.

Sobre o projeto - O "Reciclagem Inclusiva e Solidária: o fortalecimento da inclusão social através de serviços ambientais urbanos" integra a extensão da Universidade e existe desde 2018 na PUC Minas Betim. Por meio das atividades propostas, o projeto busca expandir o conhecimento e conscientização acerca da seleção e reciclagem de resíduos e materiais.