A PUC Minas está listada, mais uma vez, como uma das melhores universidades da América Latina no Latin America Rankings, divulgado no dia 13 de julho, pela Times Higher Education (THE), conceituada revista britânica na área de educação. A classificação levou em conta 177 instituições de 13 países.
A Universidade, que se destacou na área de pesquisa e de valor agregado resultante de parcerias com a indústria (Industry Income), é a única instituição privada de Minas Gerais entre as 67 brasileiras citadas no ranking.
A primeira colocada foi a PUC Chile, seguida da Universidade de São Paulo. O Brasil é o país mais representado no ranking, com 67 universidades, sendo 51 instituições públicas.
Os critérios usados pelo THE são agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação), citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral), perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.
A ascensão das universidades latinas no ranking se deve, em grande parte, ao aumento das médias das notas na área de Citações e publicações do corpo docente no meio acadêmico. Em áreas como Perspectivas Internacionais e Industry Income elas também estão aumentando suas notas em ritmo mais acelerado que as demais.
O ranking
A Times Higher Education (THE) é uma revista britânica voltada à área de ensino superior, e formula diversos tipos de rankings, como o ranking mundial de universidades e o ranking da América Latina, publicado desde 2016. As classificações utilizam como critérios de análise parâmetros nas áreas de ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e internacionalização. Na classificação da América Latina de 2021, foram avaliadas 177 instituições dos seguintes países: Argentina; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; Jamaica; México; Porto Rico; Uruguai; Venezuela.