Agenda PROEX
Número 94 | 28 de junho a 4 de julho de 2021 - Último do 1º/2021

PJ Minas avança na formação de estudantes


A etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) que estava agendada para setembro foi remarcada para o dia 23 de novembro, o que, segundo o coordenador do PJ Minas (pela PUC Minas), professor Alexandre Eustáquio Teixeira, pode ser visto como benéfico, em meio ao momento de crise em que vivemos. “Os municípios ganharam mais tempo para organizar as atividades e fazer avançar a formação dos estudantes, sobretudo dos municípios e polos que estão mais atrasados por causa da pandemia. Também foi pedido um esforço da rede de formação política, constituída pelas câmaras parceiras, para buscar alternativas para incluir jovens sem acesso à internet e/ou das áreas rurais nas atividades do projeto. Também foi deliberado pela coordenação estadual que jovens que concluíram o ensino médio em 2020 poderão continuar participando das atividades pelo fato da edição ser bianual. Outra mudança é que as plenárias municipais serão facultativas. Cada município e polo poderão deliberar, em conjunto, se haverá condições de realizar plenárias municipais (mesmo que remotas), ou se o melhor será fazer apenas as plenárias regionais do polo”, explica o professor Alexandre.

Com o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve início no ano passado, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) continua neste ano em sua 17ª edição. Na última sexta-feira, 18 de junho, a coordenação estadual, com apoio da PUC Minas, concluiu as 16 visitas técnicas aos polos regionais do projeto, que tiveram grande importância para conhecer como as ações estão sendo desenvolvidas no interior de Minas e como os grupos têm se organizado para superar os desafios impostos pela pandemia.

“Com as visitas pudemos observar que parte significativa dos municípios fizeram os lançamentos municipais e iniciaram as atividades de formação política e temática. Em alguns municípios as atividades têm sido remotas, em outros foi possível retomar as atividades presenciais (com as medidas de proteção e isolamento social), em outros, como no caso de Ouro Fino, acontecem atividades híbridas, onde as oficinas são feitas presencialmente e transmitidas online para aqueles que não podem ou não desejam comparecer à Câmara Municipal. Ainda não fechamos os números de participantes, mas sem dúvida o projeto está mais forte e consolidado do que estava no mesmo período do ano passado”, afirma o professor Alexandre Eustáquio Teixeira.

O PJ Minas tem como objetivo desenvolver atividades de formação política de jovens do ensino médio, de instituições públicas e privadas do Estado, visando o fortalecimento do protagonismo juvenil, da democracia participativa e do exercício da cidadania. O projeto de educação para a cidadania é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e 123 câmaras municipais que integram o PJ Minas.