Nos dias 26 de junho e 3 de julho, o projeto de extensão Patrimônio Construído, do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas São Gabriel e do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza a oficina de educação patrimonial para crianças do quarto e quinto ano da Escola Estadual Afonso Pena, de Belo Horizonte. Ao todo, serão quatro turmas com alunos de 9 a 11 anos de idade. As oficinas serão online, pela plataforma Google Meet.
De acordo com a equipe do projeto, educação patrimonial é todo o trabalho realizado numa sociedade para mudar a atitude das pessoas, fazendo com que se interessem pela preservação do patrimônio, no caso deste projeto, o patrimônio histórico construído, ou seja, edificações antigas. O principal objetivo é motivar as pessoas a serem agentes no processo de preservação. A equipe desenvolveu cartilhas e jogos lúdicos que serão utilizados na oficina.
O projeto de extensão Patrimônio Construído tem como objetivo geral fornecer à sociedade e paróquias, informações técnicas e profissionais sobre as condições de conservação das igrejas investigadas; e conscientizar as comunidades locais e população da região metropolitana de Belo Horizonte sobre a importância da conservação do patrimônio histórico construído.
Outras informações pelas redes sociais do Projeto Patrimônio Construído: Instagram @projetopatrimonioconstruido e Facebook @projeto.patrimonio.construido.