O público-alvo atual são trabalhadores da Educação, entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho, e prossegue conforme cronograma disponibilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. A vacinação está sendo oferecida no horário das 7h30 às 16h, sendo que às 15h serão distribuídas senhas para finalização do atendimento do dia. O posto não funcionará nesta quinta-feira, dia 3 de junho, em função do feriado.
A campanha de imunização no Campus Coração Eucarístico é coordenada pelas professoras Ninon Fortes e Simone Maia, do Departamento de Enfermagem da PUC Minas, segundo as quais “a campanha é um momento extremamente importante, com a inclusão do Departamento de Enfermagem da PUC Minas na vacinação contra a Covid-19, com a participação do seu corpo docente e discente, bem como de uma equipe de apoio que envolve funcionários técnico-administrativos de vários setores da Universidade”. As professoras destacam ainda a “contribuição para a ampliação da cobertura vacinal em Belo Horizonte, minimizando a demanda de internação para a rede de saúde, já no seu limite, bem como aliviando as equipes locais de saúde”.
O professor Martinho Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da PUC Minas, ressalta que, tão logo recebeu a demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a Universidade envidou todos os esforços para a pronta operacionalização do posto de vacinação no Campus Coração Eucarístico. Ele destacou também o papel desempenhado pela Universidade durante a pandemia: “Neste momento, cabe à PUC Minas manter-se como uma referência ética para a comunidade: priorizando a vida, guiando-se, do ponto de vista técnico, pela ciência, defendendo o SUS, apoiando os menos favorecidos”.
Participarão da campanha de vacinação estudantes dos últimos períodos do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC Minas, acompanhados por professores e preceptores do Departamento. “Este momento é muito mais que uma simples campanha vacinal. É um marco histórico, em que estaremos salvando muitas vidas, colaborando para que haja o declínio total dessa pandemia. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a PUC Minas e o Departamento de Enfermagem se unem para o enfrentamento da pandemia, dessa situação que antes nunca tínhamos vivido. Juntos iremos vencer mais essa batalha a favor da vida”, destaca o professor Júlio Cesar Santana, Chefe do Departamento de Enfermagem.
Protocolos de segurança sanitária
Seguindo os protocolos de segurança sanitária, a Pró-Reitoria de Infraestrutura da PUC Minas fez algumas adaptações na Escola de Teatro, como retirada de paredes (dry wall), ampliando os espaços, sinalização e adequação de mobiliário e logística de pessoal, o que trará segurança para o público que for vacinado no local. Essa adaptação será útil para quando as aulas presenciais da Escola retornarem, como observa o professor Luiz Arthur de Oliveira, coordenador da Escola de Teatro, vinculada à Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da PUC Minas.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br