Alunos do 6º período do curso de Engenharia Civil, da disciplina de Tecnologia das Construções, das unidades Barreiro e São Gabriel, desenvolvem uma prática extensionista, no formato online, com o objetivo de conceberem um estudo de reforma e revitalização das sedes das seguintes instituições: Associação de Moradores do Conjunto Teixeira Dias (na Regional Barreiro, em Belo Horizonte) e da Fraternidade Espírita Simão Pedro (no bairro Santa Mônica, também na capital). O estudo de revitalização dos espaços físico de instituições já acontece pelo segundo semestre consecutivo.
Os alunos, divididos em grupos, desenvolvem de forma online projetos gráficos, memorial descritivo e caderno de encargos visando à melhoria dos espaços físicos das sedes dessas instituições. Tais atividades, no geral, visam serviços construtivos de adequação de espaço físico a acessibilidade de deficientes e assistidas grávidas, isolamento térmico e acústico de ambientes, impermeabilizações, alteamento de terrenos, concepção de revitalização de quadras poliesportivas e ampliação de coberturas.
Para o desenvolvimento das atividades, os responsáveis das instituições encaminharam vídeos e fotos dos espaços, além de concederem entrevistas e utilizarem ferramentas web de geoprocessamento, o que tornou possível o desenvolvimento dos trabalhos. A prática extensionista é acompanhada pelo professor Paulo Henrique Maciel Barbosa e, após a entrega final dos trabalhos, os extensionistas do projeto Canteiro Escola adequarão os materiais desenvolvidos pelos alunos, com demais complementações, e, em seguida, farão o envio para as instituições.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br