Agenda PROEX
Número 90 | 31 de maio a 6 de junho de 2021

Seleção de trabalho para mostra mundial


O professor André Costa Braga Soares e os estudantes Sophia Oliveira Felix Santana, Vittoria Roque Rettori, Thais Perdigão e André Duarte Massahud, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Praça da Liberdade e do Campus Coração Eucarístico, foram selecionados para compor a Mostra do Prêmio Nacional Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21, do UIA 2021 RIO - 27º Congresso Mundial de Arquitetos (CMA), na categoria Práticas Pedagógicas, com o trabalho Educação para a Construção: prática pedagógica de extensão para o ensino de projeto. O encontro, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), é considerado o maior evento mundial da arquitetura e urbanismo.

Entre os 82 trabalhos apresentados por 42 Instituições de Ensino Superior (IES), a proposta de prática curricular de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas está entre as 20 selecionadas pela organização do evento para ser exposta, publicada e integrar a mostra virtual de trabalhos selecionados e premiados no 27º Congresso Mundial de Arquitetos. A cerimônia de entrega de certificados será realizada no dia 20 de julho.

Com o tema Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que será realizado de 18 a 22 de julho de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, aborda como questão principal a condição urbana e a arquitetura contemporâneas e suas assimetrias. O Congresso está organizado em quatro eixos temáticos: Diversidade e Mistura, Mudanças e Emergências, Fragilidades e Desigualdades, Transitoriedade e Fluxos, a partir do qual conferências, mesas-redondas, exposições, workshops e outros eventos estão agrupados. Os eixos estão interligados entre si e permitem a organização de abordagens específicas dentro da ampla gama de questões candentes no campo da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.

A Mostra e Prêmio Nacional Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21 têm como objetivo difundir a produção acadêmica dos estudantes de graduação e dar visibilidade às boas práticas pedagógicas em Arquitetura e Urbanismo de todo o país. O título da mostra, em referência ao tema geral do CMA, busca discutir a realidade urbana do mundo contemporâneo, sua diversidade e a multiplicidade de formas urbanas e de modos de produção das cidades. A noção de finitude do planeta impõe novos desafios. Todos vivemos uma mesma era, um só mundo. A arquitetura enriquece sua experiência na diversidade de modos de intervenção, na simbiose entre a cultura popular e a dos arquitetos, no reconhecimento das preexistências culturais e ambientais, onde o Brasil apresenta arquiteturas-cidades que, de certo modo, ilustram as inúmeras possibilidades e desafios da arquitetura do século 21.

Clique aqui para visualizar os trabalhos selecionados para a Mostra. 

Resumo do trabalho

A prática pedagógica de extensão Educação para Construção, aplicada na disciplina de Projeto III (3º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas), promove uma oportunidade de aprendizado prático de Desenho e Projeto Arquitetônico a partir da inserção de discussões e conhecimentos desenvolvidos no campo experimental da Assessoria Técnica. Estrutura-se no reconhecimento do potencial inovador das diferentes ações de Assessoria Técnica realizadas nas Ocupações Urbanas da cidade de Belo Horizonte realizadas pelo projeto Arquitetura na Periferia - coletivo feminino de atuação profissional no contexto periférico da metrópole mineira. O trabalho é também fruto do projeto de extensão Educo: educação para construção, coordenado pelo professor André Soares. 

Ao promover o contato de estudantes com moradores e lideranças incentiva-se a construção de uma visão dos territórios periféricos metropolitanos para além da caracterização de vulnerabilidade social, pobreza e miséria. No âmbito acadêmico, faz-se necessário reconhecer a potência do conhecimento prático construtivo das pessoas que constroem as suas residências dentro de suas capacidades orçamentárias, sua disponibilidade de tempo e sua rede social. Ao introduzir as discussões e aprendizados provinda das experiências locais construtivas para o ensino de Desenho, Representação e Projeto, adiciona-se a esta etapa da formação em Arquitetura e Urbanismo o senso crítico socioespacial sobre as possibilidades de como atuar em cooperação e parceria dialógica com moradores autoconstrutores.