Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 241 | 24 a 30 de maio de 2021

Estudo da performance de um concreto autolimpante

O artigo Estudo da performance de um concreto autolimpante, dos alunos de Engenharia Civil Milene Ferreira Viana e Thales Amaral e da professora doutora Joana Darc Silva Pinto, do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas, foi apresentado no 62º Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACON.

Confira abaixo o resumo:

O presente trabalho é uma pesquisa sobre a utilização de óxido de titânio em concretos aparentes, com função de minimizar efeitos da poluição ambiental na sua superfície. O concreto aparente, sendo sem qualquer tipo de revestimento, está sendo cada vez mais utilizado por sua estética. O objetivo deste trabalho é a utilização de dióxido de titânio (TiO2) na produção do concreto, visando alcançar a propriedade autolimpante. Para o estudo do comportamento do dióxido de titânio adicionado ao concreto foi realizada a confecção de corpos de prova com diferentes porcentagens de dióxido de titânio. De modo a avaliar as propriedades do concreto alcançadas com a utilização do TiO2, vários experimentos foram realizados: resistência à compressão, absorção de água, índice de vazios, massa específica, microscopia eletrônica de varredura e espectrômetro. Para comprovar sua característica autolimpante, foi utilizado o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) para detectar a presença de TiO2 no concreto, além de um Espectrômetro de bancada UV-Vis e de amostras mergulhadas em azul de metileno, um indicador da ocorrência de reações de oxirredução, majoritariamente responsáveis pelas impurezas na superfície do concreto. Para melhor análise, as amostras de concreto foram previamente submetidas a diversas impurezas e expostas ao sol, objetivando uma possível reação de fotocatálise. Esse processo permite identificar a concentração de azul de metileno e, desta forma, possibilita o estudo da eficiência do TiO2 como agente autolimpante. Em conclusão, foi possível reconhecer que o concreto não foi comprometido e com alguns ajustes pode ser adquirido um equilíbrio de TiO2 no concreto exposto com o objetivo de atingir a resistência desejada e sua característica autolimpante.  

Para conferir as informações sobre 62º Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACON, realizado entre os dias 30 de março e 2 de abril de 2021, clique aqui.