Agenda PROEX
Número 88 | 17 a 23 de maio de 2021

Seminário

Cinquenta anos de Extensão na FCA


“A Faculdade de Comunicação e Artes praticou a articulação entre ensino, pesquisa e extensão desde suas origens e ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais inovadora”, avaliou o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, no último dia 12 de maio, durante a abertura do seminário 50 anos de Extensão na FCA: reinventando sentidos e lugares, como parte do seu cinquentenário. O evento foi transmitido pelo canal PUC Minas Lives no YouTube.

Com o seminário, a Faculdade de Comunicação e Artes buscou não apenas comemorar cinco décadas de atuação extensionista, mas acima de tudo repensar práticas, caminhos e sentidos da própria extensão na FCA (Faculdade de Comunicação e Artes).

“Essa vinculação da Comunicação e da extensão é extremamente forte e decisiva. Não é possível pensar em extensão sem pensar em comunicação. E pensar em comunicação como ato, gesto ou processo, mas também como campo de conhecimento, já que é impossível fazê-lo sem experiência”, disse o professor Mozahir Salomão Bruck, diretor da FCA e secretário de Comunicação da PUC Minas, que agradeceu a todos os alunos, professores e funcionários por tornar possível essa comemoração dos 50 anos.

Após a abertura, foi exibido um vídeo comemorativo com momentos que marcaram a trajetória da FCA na extensão. Em seguida, deu-se início à palestra O Que é Extensão, com o professor Carlos Rodrigues Brandão, bacharel em Psicologia pela PUC Rio, com mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília, doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e livre docência em Antropologia do Simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Realizou estudos de pós-doutorado em antropologia junto à Universidade de Perugia e à de Santiago de Compostela.

Logo após a palestra foi apresentado um vídeo do Curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Praça da Liberdade, que mostra uma prática curricular de extensão com estudantes, realizada na Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, teve início a palestra Oportunidades de Extensão na FCA, ministrada pela professora Marcia Colamarco, fisioterapeuta, mestre em Saúde e Trabalho pela UFMG e doutoranda em Fisioterapia pela Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), além de professora da PUC Minas e coordenadora de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Cursos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

Na sequência, foi exibido vídeo que traz o registro de uma das oficinas oferecidas pela FCA, junto com os cursos de Serviço Social e Psicologia em um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Depois foi aberta roda de conversa com beneficiários dos projetos, ações e práticas curriculares da FCA, conduzida pela professora Sandra Freitas. Para o encerramento, houve apresentação cultural realizada pelo Centro de Extensão em Comunicação e educandos do Projeto Providência.

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.