A PUC Minas obteve, mais uma vez, ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 23 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O IGC, indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior, é calculado anualmente, considerando a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. O Índice também considera a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; além da distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
CPC
O CPC, dado fundamental para o cálculo do IGC, é um indicador de qualidade dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade) e de outras informações, como perfil do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, entre outros.
O resultado relativo a 2019, divulgado pelo MEC em dezembro de 2020, avaliou 33 cursos da PUC Minas, sendo que 24 obtiveram o conceito 4 e nove o conceito 3, em escala de 1 a 5.
Obtiveram o conceito 4: do Campus Betim, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção ; do Campus Coração Eucarístico, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação e Engenharia Química; do Campus Poços de Caldas, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica; da Unidade Barreiro, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia de Produção; da Unidade São Gabriel, Engenharia Civil; do Campus Contagem, Engenharia Elétrica.
Nos dias 26 e 28 de abril, o Curso de Direito realiza os minicursos Direito de Alimentos e Inventário Extrajudicial. No dia 26 de abril das 19h às 22h, o minicurso é Direito de Alimentos, com o advogado Marcelo Lucas Oliveira. Já no dia 9 de abril, das 7h às 10h30, Danielle Ferreira Diana ministra o minicurso Inventário Extrajudicial.
As inscrições para o minicurso podem ser feitas pelo SGA, acessando a aba de menu: Serviços acadêmicos/seminários. Os minicursos serão transmitidos pela plataforma Teams. Será fornecido certificado de ACG (Atividade Complementar de Graduação) aos alunos que participarem.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br