Agenda PROEX
Número 85 | 26 de abril a 2 de maio de 2021

Vozes de Brumadinho retoma atividades


O primeiro episódio da reestreia da rádio Vozes de Brumadinho, ação que integra o programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças, será dedicado à apresentação das seguintes comunidades parceiras: Ponte das Almorreimas; os quilombos de Marinhos, Rodrigues, Ribeirão e Sapé; o Acampamento Pátria Livre, do MST; além de outras comunidades de Brumadinho, com o apoio da Renser (Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário), da Arquidiocese de Belo Horizonte. Neste ano, a reestreia ocorreu no último sábado, 24 de abril.

Vozes de Brumadinho é um programa que funciona, de forma itinerante, como uma rádio que pode ser acessada também por plataformas digitais, graças ao trabalho desenvolvido por alunos dos cursos de Comunicação, Medicina e Psicologia, que, integrados às atividades do programa de extensão, articulam ações em Brumadinho.

A rádio resulta do trabalho conjunto desses alunos, com moradores de comunidades locais. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do bem-estar das comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, e que desde o ano passado também sofrem as consequências da pandemia da Covid-19.

O professor Mozahir Salomão Bruck, diretor da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e secretário de Comunicação da PUC Minas, comemorou o fato do relançamento coincidir com as comemorações dos 50 anos da FCA. Para ele, “o programa Vozes de Brumadinho vem ao encontro de uma demanda social efetiva que resulta de um contexto dramático vivido pelos moradores da região de Brumadinho atingidos pelo rompimento da barragem; vem ao encontro também da responsabilidade da PUC Minas e do modo como ela se coloca na sociedade. É preciso dizer que o trabalho coordenado pela professora Sandra Freitas configura, como poucos, um exemplo da responsabilidade social da PUC Minas e da Faculdade de Comunicação de Artes, que este ano completa 50 anos. É preciso pensar que dar voz e, mais do que isso, partilhar oportunidades de comunicação de modo dialógico e horizontal diz muito da nossa Faculdade diz muito da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas e diz mais ainda dessa bela trajetória da professora Sandra Freitas à frente da Extensão e à frente das ações de nossa Faculdade de Comunicação”.

Sobre a parceria com as comunidades, Agatha Azevedo, colaboradora direta e moradora do Acampamento Pátria Livre, afirma: “Esse programa foi fundamental para a gente se entender como sujeito político e pensar a cidadania nos territórios atingidos. Para mim, a PUC cumpre um papel fundamental no sentido da educação, da extensão e da construção coletiva com esses movimentos sociais, com essas comunidades, a partir do programa. A expectativa para 2021 é de que a PUC continue sendo um espaço aberto de diálogo e que continue discutindo as questões de relevância social e pautando a luta de Brumadinho e todas as outras lutas, e que o nosso projeto possa reverberar ainda mais, possa crescer e continuar”.

Muitas pessoas são responsáveis pelo trabalho da rádio, tanto na parte de execução quanto no apoio ao projeto. O assessor de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão, o jornalista e relações públicas Fernando Ávila, observa que “a rádio Vozes de Brumadinho, com seu jeito próprio e muito especial de levar informação às comunidades, é um símbolo de luta e esperança para um povo que vem sofrendo muito nos últimos anos. Como prática de extensão, é um rico e privilegiado espaço de aprendizados, vivências e exercício da cidadania. Que a rádio possa continuar cumprindo o seu papel, na perspectiva da reparação integral”.