Agenda PUC Minas na Praça da Liberdade
Número 157 | 19 a 25 de abril de 2021

PUC Tec lança o PUCTec Indoor


O PUCTec, Hub de inovação, formação e negócios, está lançando o PUCTec Indoor 2021, cujo objetivo é fomentar ainda mais o empreendedorismo no ambiente interno da PUC Minas, possibilitando que mais iniciativas disputem o principal edital de escolhas de empresas para o PUCTec. Agora, alunos e professores da PUC Minas e funcionários de toda a Sociedade Mineira de Cultura (SMC) terão uma oportunidade exclusiva com o PUCTec Indoor 2021. As inscrições estão abertas até 16 de maio. Expandindo a edição anterior, quando o PUCTec acelerou startups que já estavam em atividade, os projetos da comunidade acadêmica e administrativa da PUC Minas poderão ser apresentados a esta nova modalidade do Programa de Indução de Negócios do nosso Hub de Formação, Inovação e Negócios: o PUCTec Indoor. Os projetos aprovados poderão ganhar forma e chegar ao mercado com o apoio acadêmico e financeiro da PUC Minas.

No PUCTec Indoor, poderão participar alunos com TCC (trabalhos de conclusão de curso), funcionários e professores que tenham projeto que possa ser interessante para a geração de inovação. No edital do PUC Tec Indoor, empresas irão prestar consultoria, assim como acontece no edital do PUCTec. A primeira fase (de 1º a 25 de junho) selecionará 20 projetos e, a segunda, dez (a partir de 6 de julho).

Mais informações no link.

O PUC Tec é uma iniciativa da PUC Minas que objetiva desempenhar o papel de um Hub na Universidade, gerando inovação, formação e novos negócios induzidos junto ao ecossistema de empresas. Com a proposta, a PUC Minas pretende unir startups, que já experimentaram programas de incubação e aceleração, a grandes empresas, promovendo a inovação de alto impacto, que leve soluções para problemas significativos da sociedade. Desta forma, três programas distintos foram delineados: indução de negócios, geração de densidade e formação do empreendedor venture.

A nova edição do Programa, com duas fases, inicia em maio e termina em agosto. As inscrições já estão abertas e todos os projetos das comunidades acadêmica e administrativa, independente da área de atuação e conhecimento, podem ser submetidos ao PUCTec Indoor.

Programa de Indução Indoor 2021

Investimento em até 10 projetos para criação de startups.

Serão aceitos projetos da comunidade acadêmica e administrativa da SMC, independente da área de atuação e conhecimento:

  • Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, especialização, mestrado e doutorado em fase final de defesa (graduandos no semestre corrente, mestrandos e doutorandos no ano vigente);
  • Projetos de pesquisa e extensão de alunos e professores PUC Minas;
  • Projetos de inovação em atividades de técnico-administrativas para SMC;
  • Equipes de 2 a 5 empreendedores, desde que a maioria dos integrantes possua pelo menos 18 anos completos e vínculo acadêmico e/ou empregatício com instituições ligadas formalmente à SMC ou ex-aluno PUC Minas com conclusão do curso há no máximo 12 meses.

Cronograma

Inscrições até 16 de maio de 2021
Duração: 4 meses, em duas fases


1ª Fase
De 1º a 25 de junho de 2021

Participarão até 20 equipes;

Acesso a conteúdo online sobre inovação e empreendedorismo;

Realização de duas reuniões de mentoria, de 60 minutos cada, com especialistas em desenvolvimento de startups;

Acesso aos laboratórios da PUC Minas;

Banca examinadora classificará até 10 equipes para seguir para a Fase 2 do Programa. Os selecionados receberão verbas para abertura e formalização da startup (criação de CNPJ, contrato social e acordo entre sócios) para que participem da próxima fase, em contrapartida a um direito de participação para a SMC, com percentual a ser definido em Edital.


2ª Fase
A partir de 6 de julho de 2021

Participarão até 10 equipes;

Acesso a conteúdo online sobre inovação e empreendedorismo;

Realização de 12 reuniões de mentoria, sendo uma reunião de 60 minutos por semana, com especialistas em desenvolvimento de startups, totalizando 120 horas de mentoria;

Uso do espaço físico do PUCTec, quando possível;

Um bolsista de iniciação tecnológica (aluno de cursos de graduação da PUC Minas) por 3 meses;

Acesso a laboratórios da PUC Minas;

Créditos de até 8 horas de assessoria técnica com professores, pesquisadores e consultores vinculados à PUC Minas, inclusive à mentoria de inovação.