A PUC Minas está entre as cinco escolas da América Latina com os melhores resultados de colocação profissional na indústria de videogames desde 2010. Esse é resultado do ranking Latin America Top 5 Video Game Schools, divulgado nesta sexta-feira, 16 de abril.
O levantamento é realizado pela Game Education - a Associação Global para Educação para a Mídia, que oferece uma classificação internacional detalhada das escolas de videogame, bem como uma classificação dos estúdios que recrutam novos graduados. O ranking, em que a Universidade ocupa o terceiro lugar, considerou os egressos da PUC Minas dos cursos de graduação em Jogos Digitais ofertados nas unidades São Gabriel e Praça da Liberdade, dos cursos de especialização ofertados pelo IEC e PUC Minas Virtual e do Mestrado em Informática, com a linha de pesquisa em Jogos Sérios. “Recebemos a indicação de Jogos Digitais da PUC Minas no Top 3 da América Latina com muita alegria e muito orgulho. Ela bem traduz a obsessão pela qualidade possível que caracteriza toda a comunidade de Jogos Digitais da Universidade: coordenações, professores, alunos e funcionários”, comemora o professor Lúcio Mauro Pereira, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas.
De acordo com o ranking, as principais empresas que contratam egressos da PUC Minas desde 2010 são as brasileiras Gaz Games, Wildlife Studios, SeaStudios, Jogos Tapps, Insano e Aquiris. Os perfis dos profissionais são equilibrados entre artísticos e técnicos (31% cada), os game designers representam 4% e os produtores 10%. Dos 57 estúdios que recrutaram ex-alunos da PUC no mesmo período, os cargos são 44% artísticos, 36% técnicos e 8% de concepção. O percentual de produtores ainda é alto, com 11%. A proporção de autônomos é de 18%.
Mercado na América Latina e Brasil
A Game Education destaca que, apesar de Brasil e México ocuparem respectivamente o 12º e 13º posições na receita mundial de jogos, ainda há um grande espaço para crescimento do setor na América Latina, que representa apenas 4% da receita global da área. Esta pequena participação se deve à falta de profissionais capacitados, de investimento em publicidade e à fragilidade da rede de Internet que apresenta banda larga ainda subdesenvolvida. Ainda assim, a América Latina tem um grande potencial para desenvolver sua indústria de videogames devido à grande população jovem -32,7% têm entre 10 e 29 anos -, grande quantidade de jogadores e crescimento do número de aparelhos smartphones. Além disso, a região foi considerada o mercado de jogos digitais de crescimento mais rápido no mundo em 2019.