O Projeto de Extensão Previdência Social Rural: efetivação da proteção social dos agricultores familiares e camponeses, da PUC Minas Betim, em parceria com o projeto de Extensão Raízes: rede de apoio previdenciário das comunidades da Fazenda Santa Cruz e Boqueirão, da PUC Minas Serro, promove o webnário Previdência Social Rural: as mudanças nas regras de comprovação de atividade rural. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de abril, com transmissão pelo YouTube.
Contando com palestras dos professores Matheus de Mendonça Gonçalves Leite e Rafael Chiari Caspar, o webnário tem o objetivo de informar os agricultores familiares e camponeses sobre seus direitos previdenciários. No evento serão abordadas questões como os requisitos legais para concessão dos principais benefícios previdenciários e comprovação da exploração da atividade rural para fins previdenciários.
Confira abaixo a programação completa:
01/04 – 17h – Tema: A luta dos trabalhadores pelo direito à previdência social: a evolução da previdência social no mundo e no Brasil.
Para acessar, clique aqui.
02/04 – 17h – Tema: “Você tem direito! Por que as trabalhadoras e os trabalhadores rurais NÃO precisam pagar ao INSS para aposentar?”
Participação “Raízes: rede de apoio previdenciário das Comunidades da Fazenda Santa Cruz e Boqueirão” – Professor Rafael Chiari
Para acessar, clique aqui.
03/04 – 17h – Tema: Ação extensionista: Assistência técnica aos agricultores familiares e camponeses para inscrição no Cadastro de extrato para aposentadoria (CNIS).
Para acessar, clique aqui.
As inscrições podem ser feitas pelo SGA, para alunos da PUC Minas, ou pelo link, para demais interessados. Durante o evento será disponibilizado aos alunos participantes o link para solicitação do certificado.
Sobre o projeto: O projeto de Extensão Previdência Social Rural: a efetivação da proteção social dos agricultores familiares e camponeses, vinculado ao curso de Direito da PUC Minas Betim tem o objetivo de prestar assistência jurídica aos agricultores familiares e camponeses, para obtenção de proteção previdenciária devida em caso de risco social pela perda da capacidade de trabalho.