Agenda PROEX
Número 80 | 22 a 28 de março de 2021

Participação

Proex no Congresso Brasileiro de Extensão


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) esteve presente no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), promovido neste ano pela UFMG e Unifal (Universidade Federal de Alfenas), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da Região Sudeste, entre os dias 8 e 11 de março. O evento online teve como tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos. Segundo os organizadores, o Cbeu é considrado o maior encontro de extensão universitária do Brasil. 

O pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, participou da mesa redonda Extensão Universitária e Políticas Públicas, ocasião em que teceu considerações sobre o papel da extensão universitária em relação às políticas públicas e apresentou quatro projetos de extensão desenvolvidos na PUC Minas como exemplo de ações que contribuem para essa questão: Espaço Dignidade e Cidadania, Lições da Terra, Parlamento Jovem e Seminário e Feira de Economia Solidária

As professoras Lucimar Magalhães e Márcia Colamarco e a funcionária Tatiane dos Reis Moreira, integrantes da Coordenação de Projetos Pedagógicos de Cursos, apresentaram dois trabalhos: Sistema de Gestão de Disciplinas de Extensão: uma ferramenta importante na curricularização da extensão na PUC Minas (autoras: Lucimar Magalhães de Albuquerque, Márcia Colamarco Ferreira Resende e Tatiane dos Reis Moreira); e A Qualificação da Formação do Estudante de Graduação da PUC Minas, por Meio do seu Desenvolvimento em Práticas Curriculares de Extensão (autoras: Lucimar Magalhães de Albuquerque e Márcia Colamarco Ferreira Resende).

Já o projeto A Luta pelo Reconhecimento dos Direitos Fundamentais das Comunidades Remanescentes de Quilombo, coordenado pelo professor Matheus de Mendonça Gonçalves Leite, apresentou três trabalhos. As extensionistas Aline Martins Nonato e Isabella Franco Souza falaram sobre Os Desafios de Implantação da Educação Escolar Quilombola no Brasil: a experiência da educação quilombola e etnodesenvolvimento na comunidade remanescente de quilombo do bairro João Surá. A extensionista Sofia Monteiro apresentou Comunidades Quilombolas, os seus Territórios e a Mineração no Estado de Minas Gerais. Também foi apresentada uma prática curricular de extensão, do Curso de Direito do Campus Betim, intitulada Educação em Direitos Humanos e o Combate à Violência Contra a Mulher no Município de Betim/MG, de autoria de Ana Luiza Lima de Souza, Isabela Gonçalves Rabelo, Mariana Elis Campos Gomes e Matheus de Mendonça Gonçalves Leite.

De acordo com o professor Matheus Mendonça, em 2021, o projeto tem o objetivo de construir uma proposta de construção de política pública de implantação da educação escolar quilombola em Minas Gerais, a ser apresentada ao governo do Estado até o fim do ano.

O projeto Patrimônio Construído, do Curso de Engenharia Civil da Unidade São Gabriel, também marcou presença no evento com duas apresentações: Educação Patrimonial: atividades para reflexão sobre a importância da conservação das edificações antigas, de autoria de Gláucia Nolasco de Almeida Mello (coordenadora), Dayane Stefanne de Freitas Oliveira, Willian Henrique da Silva e Cynara Fiedler Bremer; e Inspeção Visual Aplicada a Vistorias de Edificações Históricas Tombadas, de autoria de Cynara Fiedler Bremer, Brenda Roberta Dias da Silva, Danieli Xavier Souto e Gláucia Nolasco de Almeida Mello. Fruto de parceria entre a PUC Minas e a UFMG, o projeto de extensão tem como objetivos principais levantar as manifestações patológicas em igrejas tombadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sensibilizar a população sobre a importância da preservação patrimonial.

Outras informações no site do evento