Agenda PROEX
Número 78 | 8 a 14 de março de 2021

Parlamento Jovem terá temática bianual


A coordenação estadual do projeto Parlamento Jovem de Minas, com o apoio da PUC Minas e das câmaras municipais parceiras, deliberou para que a temática da edição 2020, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, seja bianual, sendo agora, também, válida para o ano de 2021. “A decisão foi tomada devido à importância do tema e pelo fato de não terem ocorrido plenárias regionais e a estadual”, explica o professor Alexandre Teixeira, coordenador do projeto na PUC Minas e assessor acadêmico da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

De acordo com ele, neste ano, os debates sobre o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável serão retomados e aprimorados. Também foi decidido que a edição será no formato híbrido, ficando a cargo dos municípios avaliarem a viabilidade de retomarem, aos poucos, as atividades presenciais nos locais em que as condições sanitárias permitirem. Nos territórios onde não for possível, serão mantidas as estratégias de mobilização e formação a distância.

“Por causa da pandemia, diversas câmaras municipais parceiras do projeto Parlamento Jovem de Minas tiveram, em 2020, muitas dificuldades para avançar nas atividades de formação política de jovens. Nos locais em que foi possível desenvolver ações, foram criadas estratégias para formação através de ferramentas remotas e redes sociais”, afirma.

Na última semana, ocorreram atividades de formação online para as câmaras novatas. São 52 novas câmaras inscritas que se somarão as 110 que já estavam na edição anterior. As atividades serão conduzidas pela Escola do Legislativo com o acompanhamento da PUC Minas.

A Universidade mantem atividades vinculadas ao Parlamento Jovem em três frentes: uma parceria do Curso de Ciências Sociais para apoiar a Escola do Legislativo na coordenação estadual do projeto; outra do Curso de Ciências Sociais para apoiar a Câmara Municipal de Belo Horizonte no desenvolvimento das atividades; e uma parceria do Curso de Direito da PUC Minas Uberlândia com a Câmara desse município, para o apoio nas atividades locais. As três iniciativas têm fomento da Proex.