Agenda PROEX
Número 78 | 8 a 14 de março de 2021

Nova dinâmica

Proex implanta Comunidades de Práticas


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) inicia, neste ano, uma nova experiência com o grupo de professores que compõem o Colegiado de Extensão: a formação de Comunidades de Práticas, com base nas proposições de Etienne Wenger, um teórico e praticante educacional. Trata-se da criação de grupos de professores, por iniciativa voluntária, que irão se encontrar para trabalhar em torno de temáticas, processos e campos de interesse da Proex.

“A expectativa é que os participantes de cada grupo possam interagir, sem um plano de trabalho previamente definido, mas de modo espontâneo e criativo, tendo como ponto de partida a troca de ensinamentos, experiências pessoais e práticas profissionais, e ainda o convite à produção de novas ideias e soluções nos diversos campos de atividades que integram a extensão universitária”, pontua o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe.

Os grupos foram formados na reunião do Colegiado de Extensão, no último dia 26 de fevereiro. As Comunidades de Práticas foram constituídas a partir da adesão dos professores às seguintes ações de extensão universitária: monitoramento e avaliação; internacionalização e rankings; comunicação; cursos de extensão; eventos de extensão; extensão na pós-graduação; seleção unificada; ligas e empresas juniores; e acompanhamento de programas e projetos de extensão.

As comunidades se estruturam em três componentes: domínio, comunidade e prática. “O domínio é a área de conhecimento, interesse ou atividade humana, sendo a comunidade seu eixo central e a prática, o conhecimento compartilhado. O maior valor dessa proposta encontra-se no desenvolvimento da partilha do conhecimento e o aparecimento de novas ideias, o que propicio o crescimento dos membros da equipe”, explica a professora Márcia Vallone, assessora acadêmica da Proex.