Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 230 | 8 a 14 de março de 2021

8 de Março

A violência de gênero resultou no Brasil em mais de 40 mil mortes nos anos 2000 e 1.800 mulheres assassinadas nos primeiros meses de 2020, de acordo com a professora Lúcia Lamounier Sena, da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em vídeo feito pela E-motion, produtora da Universidade, especialmente para marcar a data, a docente chama a atenção também para o racismo estrutural e as desigualdades sociais a ele associadas, que formam uma aliança marcadamente funesta para as mulheres negras.

Como destaca Lúcia Lamounier, as mulheres negras têm duas vezes mais chances de serem assassinadas do que as mulheres brancas e representam mais de 50% das mulheres vítimas de violência doméstica no país.

A professora observa, no entanto, que os avanços legais no combate a essa violência são lentos, mas existem. No Brasil, é possível destacar a histórica Lei Maria da Penha, de 2006, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher, e a Lei do Feminicídio, de 2015.

“Pela vida de todas as mulheres, vamos resistir, vamos denunciar, vamos dar um basta à violência e ao racismo”, conclama Lúcia.

Confira na íntegra o vídeo produzido pela E-motion, produtora da PUC Minas: https://www.youtube.com/watch?v=ueerl9mntJs.